Motor com mais de 1000 CV esgota em poucas horas

07/05/2019

Uma das tendências muito comuns nos Estados Unidos da América (EUA) é a de efetuar trocas de motores nos automóveis clássicos, geralmente para conferir-lhes uma maior potência e dinamismo. Com efeito, existe até uma indústria dedicada a vender motores completos para indústria ‘caseira’, ou seja, possível de fazer numa qualquer oficina sem grandes dificuldades.

De forma simples, essas combinações são denominadas ‘crate engines’, porque são transportados, completos, dentro de um caixote, para serem instalados na garagem, pelo próprio cliente ou por um mecânico especializado. E um dos casos mais recentes é o do motor V8 Hellephant com mais de 1000 CV de potência, cuja produção limitada esgotou pouco tempo depois de ser colocado à venda.

O Hellephant é derivado do Dodge Challenger de 1968, mas o motor é 50 anos mais recente, dispondo por isso de tecnologias modernas que permitem explorar melhor todo o seu potencial. E o sucesso que alcançou é uma prova do interesse dos americanos neste tipo de modificações: colocado à venda a 26 de abril por 29.995 dólares, o motor terá esgotado em apenas 48 horas, embora não se saiba quantas unidades foram produzidas.

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Construído pela Mopar, divisão de peças da Fiat Chrysler Automobiles, oficialmente tem o nome 426 Supercharged Crate Hemi, ou seja, é derivado dos motores Hemi encontrados nas versões SRT, Hellcat e Demon dos atuais Dodge Charger e Challenger, mas com a cilindrada aumentada de 6200 para 7000 cc e equipado com um compressor mecânico de grandes dimensões, nova bomba de água, novo volante do motor, novo cárter de óleo e novos injetores, garantindo mais de 1000 CV de potência.

Além do motor, a instalação inclui uma nova centralina, cablagens, suportes para o chassis, pedal do acelerador, sensores de oxigénio e temperatura, bomba de combustível e interface para a eletrónica. A potência total ascende a 1014 CV de potência e 1288 Nm de binário.

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