De forma simples, essas combinações são denominadas ‘crate engines’, porque são transportados, completos, dentro de um caixote, para serem instalados na garagem, pelo próprio cliente ou por um mecânico especializado. E um dos casos mais recentes é o do motor V8 Hellephant com mais de 1000 CV de potência, cuja produção limitada esgotou pouco tempo depois de ser colocado à venda.
O Hellephant é derivado do Dodge Challenger de 1968, mas o motor é 50 anos mais recente, dispondo por isso de tecnologias modernas que permitem explorar melhor todo o seu potencial. E o sucesso que alcançou é uma prova do interesse dos americanos neste tipo de modificações: colocado à venda a 26 de abril por 29.995 dólares, o motor terá esgotado em apenas 48 horas, embora não se saiba quantas unidades foram produzidas.
Construído pela Mopar, divisão de peças da Fiat Chrysler Automobiles, oficialmente tem o nome 426 Supercharged Crate Hemi, ou seja, é derivado dos motores Hemi encontrados nas versões SRT, Hellcat e Demon dos atuais Dodge Charger e Challenger, mas com a cilindrada aumentada de 6200 para 7000 cc e equipado com um compressor mecânico de grandes dimensões, nova bomba de água, novo volante do motor, novo cárter de óleo e novos injetores, garantindo mais de 1000 CV de potência.
Além do motor, a instalação inclui uma nova centralina, cablagens, suportes para o chassis, pedal do acelerador, sensores de oxigénio e temperatura, bomba de combustível e interface para a eletrónica. A potência total ascende a 1014 CV de potência e 1288 Nm de binário.
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