O motor Wärtsilä 31 está no Livro Guinness dos Recordes Mundiais por ser o motor marítimo a 4 tempos mais eficiente alguma vez fabricado na sua classe. Também possui a maior potência por cilindro em motores de tamanho de diâmetro equivalente. Pode ser configurado com 8 ou 16 cilindros com uma potência que varia entre 4,6 MW e 10,4 MW a 720 e 750 rpm.
Convertida em gerador, a versão 31SG-H2 preparada para o hidrogénio pode funcionar com gás natural, ou com uma mistura de gás natural e 25% de hidrogénio – ou pode ser actualizada para funcionar com 100% de hidrogénio. Existe também uma versão 31H2 de combustível flexível, concebida para funcionar nativamente com hidrogénio total, mas que também aceita gás natural ou combustíveis mistos.
A central eléctrica a hidrogénio foi concebida para reforçar uma rede baseada em energias renováveis, aumentando ou diminuindo rapidamente para apoiar fontes de energia limpa intermitentes, como a solar e a eólica, sem tempo mínimo de arranque ou de paragem e com a capacidade de aumentar e sincronizar com a rede eléctrica em apenas 30 segundos, com o premir de um botão. Ao utilizar o hidrogénio, a Wärtsilä pode gerar eletricidade 100% isenta de carbono.