Motores Ferrari com um terço do tamanho demoram um ano a ficar prontos

11/10/2021

Artesão italiano fabrica réplicas de motores icónicos da Ferrari totalmente funcionais, mas com um terço do tamanho dos originais.

Na região italiana de Emilia Romagna, casa da Ferrari, Lamborghini e Maserati, estão os estúdios de Terzo Dalia, o artesão que é o criador das fabulosas réplicas de motores de superdesportivos icónicos à escala 1/3. Fabrica-os em número muito limitado, completamente à mão, com precisão e detalhe irrepreensíveis.

Entre as suas criações mais famosas estão cópias fiéis de blocos históricos como o 3.0 litros Colombo V12 que equipava o 250 GTO, ou peças de engenharia mais recente como é o V12 com 6,3 do LaFerrari. Todos com cerca de 16 kg de peso e totalmente funcionais, já que todos os componentes do motor real são replicados com todo o rigor.

Quando Dalia assume um novo projeto, começa por adquirir o motor original do veículo que pretende homenagear. Desmonta-o peça a peça, para anotar cada medida com a máxima exatidão. Depois, cada elemento é talhado manualmente em madeira para ser testada. Só quando as dimensões estão perfeitas o artesão passa à fase da fundição, fabricando os componentes com um terço do tamanho já em metal. Na construção de cada bloco são usados cerca de 500 pequenos parafusos.

Uma destas peças de coleção demora sensivelmente um ano a ficar concluída.

Todas as obras e Terzo Dalia recebem o reconhecimento dos especialistas, de tal forma que algumas unidades acabaram expostas no Museu Ferrari, em Maranello. O artesão italiano recebeu mesmo das mãos de Luca de Montezemolo um galardão pelas suas minuciosas recriações, durante o evento de celebração das Bodas de Ouro da Ferrari.

Algumas destas réplicas Dalia podem encontrar-se à venda em casas da especialidade. Os britânicos da DK Engineering têm 11 exemplares disponíveis, por preços que rondam os 10.000 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.