Publicidade Continue a leitura a seguir

Multado em 120 mil euros por conduzir a mais 30 km/h

Publicidade Continue a leitura a seguir

Circulava a 82 km/h numa zona onde o limite era 50…

O excesso de velocidade continua a ser uma das principais causas de acidente e a preocupação nº 1 dos Governos em matéria de segurança rodoviária. No entanto, as estratégias de combate às infrações ainda diferem muito consoante o país. Na Finlândia, não há tolerância para os prevaricadores, com a aplicação de multas realmente pesadas, que podem ser de vários milhares de euros.

Naquele país nórdico, as sanções variam de acordo com os rendimentos dos infratores, o que explica que um dos homens mais ricos Finlândia, Anders Wiklöf, tenha sido multado em cerca de 120.000 euros, por circular de carro a 82 km/h numa zona em que o limite é de 50 km/h.

“Lamento francamente o sucedido e espero que o dinheiro seja usado para apoiar o sistema de saúde.”, comentou ao jornal Nya Åland.

De acordo com o mesmo jornal, Wiklöf, dono de uma luxuosa coleção de automóveis, empresário com negócios nas áreas dos transportes, turismo, imobiliário e construção, e fundador de uma instituição para a investigação e prevenção de doenças cardiovasculares, não é um estreante neste tipo de percalços: em 2013 foi multado em cerca de 95.000 euros por circular acima da velocidade legal e, em 2018, foi obrigado a pagar mais de 60 mil euros pelos mesmos motivos.