Na fábrica da Seat em Martorell as peças voam sozinhas até à montagem

23/10/2021

Uma frota de drones programados para voarem sozinhos fazem chegar as peças às linhas de montagem na fábrica da Seat, em Martorell.

Na unidade espanhola de Martorell, o transporte de componentes para a linha de montagem já se faz por drone, permitindo o transporte de volantes e airbags, desde o centro logístico da Sesé, em Abrera, para a linha de produção da marca, em pouco mais de 15 minutos, quando o transporte por camião demorava mais de hora e meia.

Agora, a marca espanhola quer trazer para dentro da fábrica este modelo de distribuição de peças. “O nosso objetivo com este projeto de inovação é explorar as vantagens da mobilidade autónoma vertical para libertar espaço no chão e mover peças leves de uma forma mais rápida, limpa e eficiente.”, explica Alba Gavilán, responsável de Digital Execution & Delivery no departamento de Estratégia de Produção. “Assim, no futuro os drones poderiam transferir componentes de forma autónoma diretamente para a linha”, explica.

Por ar e totalmente autónomos

Ainda na fase piloto, o modelo deve ser aplicado a uma frota de drones programada para voar de forma autónoma. “Isto implica, durante o projeto-piloto, muito trabalho de mapeamento, programação e horas e horas de testes também com obstáculos, para treinar o drone em qualquer tipo de situação.”, comenta Gavilán. Desde 2019, mais de 1.500 horas de trabalho com o único objetivo de afinar a tecnologia necessária para a melhor compatibilidade possível com os outros grupos de robôs que se movem de forma autónoma através das oficinas: os AGVs (veículos guiados automatizados), a AMR (robôs móveis autónomos) e o drone ao ar livre para o fornecimento de componentes.

“Os drones têm a vantagem de poderem mover-se livremente no plano vertical, pelo que facilitarão muito o transporte de peças e complementarão a função que os AGVs fazem no terreno.”