Neste ano, o objetivo da Noruega é de que todos os automóveis novos sejam 100% elétricos. Mas a meta poderá não ser alcançável por razões que nada têm a ver com os noruegueses.
Os dados da Federação Rodoviária Norueguesa revelam que os veículos totalmente elétricos representaram 88,9% dos carros novos vendidos em 2024, contra 82,4% em 2023.
Sem surpresa, a marca mais vendida foi a Tesla, seguindo-se a Volkswagen e a Toyota.
“A Noruega será o primeiro país do mundo a eliminar praticamente todos os automóveis com motores a gasolina e a gasóleo do mercado de automóveis novos”, afirmou Christina Bu, diretora da associação norueguesa de veículos elétricos, em declarações à agência ReutersSendo um país produtor de petróleo, a Noruega penaliza os automóveis a gasolina e a gasóleo com impostos elevados, enquanto isenta os veículos elétricos dos impostos de importação e de valor acrescentado para os tornar mais atrativos, embora algumas taxas tenham sido reintroduzidas em 2023.
A política tem funcionado porque tem sido consistente ao longo do tempo, mantida por governos de várias convicções políticas, afirmam os especialistas.
“É muito frequente vermos noutros países que alguém concede incentivos ou isenções fiscais e depois volta atrás”, afirmou Bu.
“Esta é a grande lição: criar um pacote alargado (de incentivos) e torná-lo previsível a longo prazo”, afirmou a vice-ministra dos Transportes, Cecilie Knibe Kroglund, citada pela agência noticiosa.
Em vez de proibir os automóveis a gasolina e a gasóleo, a Noruega apostou numa forte política de incentivos, o que – para Christina Bu – foi fundamental. “Isso teria deixado as pessoas zangadas. As pessoas não gostam que lhes digam o que devem fazer”, afirmou.
A percentagem de carros elétricos a bateria nas estradas da Noruega aumentou para 28,6% até ao final de 2024, ultrapassando os carros a gasolina pura.
“Os principais compradores de automóveis com ICE (motor de combustão interna) na Noruega são as empresas de aluguer, porque muitos turistas não estão familiarizados com os automóveis elétricos”, afirmou Ulf Tore Hekneby.
E esse deverá ser o único obstáculo ao objetivo de que todos os novos automóveis colocados nas estradas norueguesas em 2025 sejam 100% elétricos.
“Nos próximos três anos, teremos, pelo menos, tantos postos de carregamento como bombas de combustível”, afirmou à Reuters Anders Kleve Svela, gestor sénior da Circle K, o maior retalhista de combustíveis da Noruega.
“Dentro de alguns anos, mais de 50% de todos os automóveis na Noruega serão elétricos… Temos de aumentar o nosso parque de carregamento em função disso”, acrescentou.