Além de verificar a pressão dos pneus de forma regular (assegurando assim que não só a superfície de contacto com o asfalto está otimizada, como também consumos e emissões mais reduzidas), existe uma forma de saber se os pneus estão ou não a precisar de substituição: a medição da profundidade dos sulcos no piso.
Isto porque os pneus têm uma franja de utilização ideal entre os quatro e os oito milímetros, sendo que a legislação portuguesa aponta para uma profundidade mínima de 1,6 milímetros. Abaixo desse limite, arrisca-se a uma multa no caso de verificação pelas autoridades. Por conseguinte, também não passará na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO).
A razão prende-se a com a necessidade de escoamento da água por parte dos pneus: em dias de chuva, a água no asfalto é escoada através dos sulcos dos pneus, assim se explicando os seus padrões de desenho na superfície.
Algumas teorias defendem que tudo o que precisa para evitar esse risco é de uma moeda de um euro. Colocando a moeda de um euro num sulco, a faixa dourada da moeda deve ficar coberta pela borracha do pneu, tal significa que o mesmo ainda está com a profundidade desejada ou, pelo menos, apta para conduzir em segurança. Se o rebordo dourado da moeda ficar à vista, deve proceder à troca dos pneus.
Dica ou mito urbano?Mas, agora, um conjunto de especialistas FESVIAL, fundação espanhola para a segurança rodoviária, quer meter um travão nessa recomendação, defendendo que induz os condutores em erro, podendo incitar a troca de pneus antes de tempo, com todas as consequências negativas para o meio ambiente, e também para as suas carteiras…
De acordo com aqueles peritos, o mito popular esbarra na matemática, já que a borda dourada das moedas de um euro tem uma espessura exata de 3 mm. Essa medida é quase o dobro do que está estabelecido como a profundidade mínima legal (1,6 mm).
Ou seja, exceto nas situações em que a circunferência da moeda pode ser vista quase completamente, esse truque caseiro não é preciso o suficiente para saber se devemos ou não visitar oficina e investir num novo jogo de pneus.
Método mais rigoroso de ver a profundidade dos sulcos é a utilização de um “profundímetro”, utensílio fácil de encontrar nas casas de acessórios auto.