Publicidade Continue a leitura a seguir

Não está a ver mal. Esta bicicleta tem mesmo rodas triangulares

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem diz que os pneus têm de ser redondos? Depois das rodas quadradas, youtuber cria bicicleta funcional com pneus triangulares.

Há umas semanas divulgámos aqui o vídeo de uma bicicleta com rodas quadradas, desenvolvida pela equipa de inventores e engenheiros do canal do Youtube «The Q», que não para de surpreender e mostrar que há sempre espaço à inovação.

Desta feita, Sergii Gordieiev, criador do referido canal, fabricou a primeira bicicleta que conhecemos com triângulos no lugar das rodas. E funciona!

Para permitir o movimento da bicicleta, o segredo está na configuração de triângulo esférico, que é o exemplo mais simples dos chamados polígonos de Reuleaux, que se distinguem dos triângulos equiláteros por serem curvas de largura constante. O denominado triângulo de Reuleaux pode ser tanto construído diretamente a partir de três círculos, ou pelo arredondamento dos lados de um triângulo equilátero. A verdade é que a configuração alternativa das rodas não impede o rolamento de forma mais ou menos fluída. Matemática pura!

Todos os pormenores para conhecer no vídeo abaixo:

E no vídeo seguinte, a prova de que é possível pedalar com rodas quadradas: