A Euro NCAP, consórcio europeu que analisa a segurança de todos os veículos novos presentes no mercado do Velho Continente, procedeu a uma nova leva de ensaios de colisão, colocando de novo em teste alguns dos modelos que se vendem atualmente, mas já com longa tradição no mercado.

Um dos modelos ensaiados foi o Fiat Punto, que obteve uma prestação negativa ao falhar a obtenção de qualquer estrela no teste da Euro NCAP. No mercado desde 2005 e sujeito apenas a ligeiras atualizações para se manter competitivo face às outras propostas do segmento, o Punto voltou a ser submetido aos testes, agora mais exigentes, acabando por ser natural que não conseguisse ter um desempenho eficaz no final de 2017.

De acordo com o esquema de pontuação da Euro NCAP, para que um carro tenha uma estrela deve ter um mínimo de pontos em cada um dos critérios analisados (adultos, crianças, peões e sistemas de assistência). Para este resultado do Punto pesou, essencialmente, a desatualização tecnológica em termos de sistemas de segurança, sendo que nas proteções a adultos (51%), peões (52%) e crianças (43%), o Punto cumpre com o seu objetivo, conseguindo valores suficientes que lhe dariam duas estrelas. Contudo, apenas com um avisador de falta de cinto de segurança como equipamento de segurança base, o Punto ficou sem qualquer estrela e com 0% neste parâmetro.

“Vimos muitos carros bons em 2017, capazes de cumprir os requisitos de cinco estrelas da Euro NCAP. Os utilitários como o novo Polo, o Fiesta e o Ibiza surgem com tecnologia avançada de segurança de série, oferecendo as melhores soluções a evitar acidentes e na proteção em caso de acidente. O facto de carros mais antigos não conseguirem competir com esses ilustra o ritmo a que a indústria automóvel está a inovar em matéria de segurança e a vontade e a capacidade dos construtores para irem ao encontro dos mais altos padrões. Aqueles que não atualizarem os seus carros para os mais recentes padrões ficam para trás, como mostram estes resultados”, referiu o secretário-geral da Euro NCAP, Michiel van Ratingen.

Foi por isso que o Punto, bem como alguns dos outros modelos com maior longevidade voltaram a exame. O Toyota Aygo, Alfa Romeo Giulietta, Opel Karl, Ford C-Max, Ford Grand C-Max, MG ZS (presente no mercado britânico), Dacia Duster e DS3 viram a sua nota decair para três estrelas, enquanto o Toyota Yaris manteve a classificação máxima de cinco estrelas. No caso do Aygo, a nota sobe para quatro estrelas quando equipado com o pacote de segurança opcional.

Outros modelos analisados e agraciados com as cinco estrelas foram o Hyundai Kona (Kauai em Portugal), Kia Stinger, BMW Série 6, Kia Stonic (com o pacote de segurança, já que a versão standard fica com três estrelas) e o Jaguar F-Pace.

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