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Nawa Racer: A moto mais minimalista é a primeira elétrica com tecnologia híbrida

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A eletrificação do automóvel é irreversível, mas os fabricantes de motos estão também a contribuir para acelerar a mudança do paradigma, embora com desafios… diferentes. O peso das baterias é, naturalmente, um problema. Que os franceses da NAWA Technologies querem responder com a combinação de duas soluções distintas de armazenamento de energia.

A espetacular NAWA Racer, moto minimalista de linhas vincadamente retro, inspiradas nas ‘café racer’ da década de 60, traz com ela um sistema híbrido de ultracapacitadores nano de nova geração, que a marca designada de Nawa Cap, e pack de bateria convencional de células de iões de lítio.

Entre as vantagens, o fabricante francês aponta a redução importante das dimensões e dos respetivos tempos de carga, além da capacidade de recuperar até 80% da energia gerada nos momentos de travagem, que habitualmente é desperdiçada.

“Os ultracapacitores de nova geração da Nawa aumentam o potencial do sistema híbrido de baterias, com cinco vezes mais potência e energia do que os ultracapacitores existentes. Além disso, o conceito deste sistema de propulsão é totalmente escalável: não há razão para que não possa ser aplicado a uma moto maior, a um automóvel, ou a outro veículo elétrico”, explicou Pascal Boulanger, criador da Nawa.

No protótipo da Nawa Racer, a marca instalou as unidades de ultracapacitadores onde está habitualmente está o tanque de combustível, em combinação com uma bateria de iões de lítio de apenas 9 kWh montada no lugar que é normalmente do motor térmico

Com 100 cv de potência, a Nawa para a sua nova moto 150 km/h de velocidade de ponta e cerca de 150 km de autonomia em ciclo misto, valor que pode duplicar em ciclo urbano, precisamente pelas capacidades de regeneração de energia do sistema Nawa Cap.