Nem VW nem Toyota, a marca que faz mais dinheiro por carro é elétrica

27/01/2023

Tesla é a marca que mais lucra em cada modelo novo vendido: quase 15 mil euros por carro.

As coisas estão a mudar para a Tesla com a chegada em catadupa de propostas concorrentes ao mercado dos automóveis elétricos. Mas a marca de Elon Musk parece ter fórmula à prova de todo o tipo de ameaças, resistiu como poucas aos efeitos da crise pandémica, reduziu consideravelmente os preços dos seus modelos, quando a maioria aponta em sentido contrário, e continua a somar recordes.

No final do ano passado, um estudo publicado pelo Nikkei Asia, o maior jornal económico do Japão, revelou que a Tesla obteve oito vezes mais lucro por veículo do que o Grupo Toyota no trimestre de julho a setembro. E isto apesar do consórcio japonês ter vendido sete vezes mais automóveis durante esse período.

De acordo com referido estudo, a Tesla terá reportado um lucro líquido de 3,29 biliões de dólares, contra cerca de 3,15 biliões da Toyota.

Agora, números divulgados da Reuters, confirmam que a marca de Elon Musk foi também a que mais lucrou em cada unidade vendida no último trimestre de 2022.

A Tesla obteve um lucro bruto de 15.653 dólares por veículo vendido nos últimos meses de 2022, o que representa mais do dobro do que no Grupo VW, foi quatro vezes mais do que registou a Toyota e é cinco vezes superior ao lucro unitário da Ford.