Nikola, a próxima Tesla, não tem vendas mas já vale mais do que a Ford

11/06/2020

Sem um único carro vendido, o valor bolsista da Nikola disparou esta semana com o anúncio da abertura das encomendas para a ‘pick-up’ Badger a hidrogénio.

 

Para boa parte dos especialistas na indústria, a nova Tesla chama-se Nikola, uma companhia nova, pela de ambição e recursos, e que parece ter demasiados pontos em comum com o construtor californiano de carros elétricos. Até no nome, inspirado no inventor e engenheiro Nikola Tesla, que inspirou Elon Musk na criação da sua marca.

Mas há mais coincidências. O presidente e cofundador da Nikola, Trevor Milton, também é fã do Twitter, que utiliza com regularidade, por vezes para lançar pequenos ‘teasers’ que são pistas reveladoras dos futuros movimentos da companhia. Como Musk…

Esta semana, naquela plataforma, Milton, agendou para o próximo dia 29 de junho o arranque da fase de encomendas para a revolucionária Badger, a pick-up elétrica que usa tecnologia de pilha de combustível, a hidrogénio, e que será concorrente direta da Tesla Cybertruck e pretende ultrapassar a Ford F-150 na liderança das vendas no segmento.

O anúncio fez com que a ações da companhia em bolsa disparassem 103,7%, alcançando recordistas 73,27 dólares no fim da sessão. Significa que, mesmo sem um único automóvel vendido, a capitalização bolsista da Nikola já ronda os 30.000 milhões de dólares, ultrapassando largamente a gigante norte-americana Ford.

Autonomia para mais de 900 quilómetros

Segundo os responsáveis desta start up norte-americana, a ‘pick-up’ que será rival à altura do Tesla Cybertruck, mas também de outras propostas recentes da renascida Hummer e da Rivian, tem como característica realmente diferenciadora a possibilidade de combinar módulo elétrico e tecnologia de pilha de combustível, dispondo de um tanque auxiliar com capacidade para armazenar até 8 kg de hidrogénio, para oferecer uma autonomia combinada para cerca de 965 quilómetros livres de emissões. Caso se utilize apenas a bateria com 160 kWh de capacidade, a autonomia desce para 480 quilómetros. E espera-se que a empresa possa disponibilizar no mínimo duas versões, uma 100% elétrica e outra com recurso ao referido módulo misto.

Mais números impressionantes: de acordo com o fabricante, a nova pick-up oferecerá 455 cavalos de potência ou 906 cv em pico temporário, com um binário máximo de 1329 Nm, ‘músculo’ suficiente para acelerar de 0-100 km/h em rapidíssimos 2,9 segundos.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.