Um Nissan GT-R com motor V6 de 530 cv, capaz de acelerar a 370 km/h, apreendido ao abrigo de processos por crimes fiscais pela GNR, vai agora dedicar-se ao transporte de órgãos.

Em Portugal, nos últimos cinco anos foram realizados 1.434 transportes de órgãos para todo o país, percorrendo na ordem dos 290 mil quilómetros, o equivalente a sete voltas ao planeta, e empenhando 2.882 militares. Missão que pode vir a ficar facilitada com a chegada de duas novas viaturas de altas prestações à divisão especial da GNR. Um Nissan GT-R, na versão especial Black Edition, avaliado em cerca de 150 mil euros e um Mercedes-Benz CLS, que valerá cerca de 100 mil euros aumentam a frota disponível para este tipo de transportes, que se querem o mais céleres possível.

Na cerimónia de entrega das viaturas decorreu no Centro Clínico da Guarda Nacional Republicana, com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o comandante-geral da GNR, Rui Clero afirmou também que as viaturas apresentam “as especificações de segurança e de celeridade adequadas à nobre missão de transplantes de órgãos em todo o território nacional”.

“Foram cerca de 1.700 órgãos que salvaram vidas nestes últimos cinco anos”, salientou também Eduardo Cabrita, explicando ainda que as viaturas estão a partir desta terça-feira à disposição, uma no Comando do Porto e outra no Comando de Lisboa.

GNR a Salvar VidasA Guarda pode contar agora com mais duas viaturas de alta cilindrada, apreendidas em processos-crime…

Posted by GNR – Guarda Nacional Republicana on Wednesday, March 10, 2021