Quando, no Sábado, 10 de Junho, os carros estiverem alinhados para dar início à edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans, será graças aos milhares de horas de preparação, configurações e afinações. Algo que também se aplica à Goodyear, fornecedor exclusivo de pneus da classe LMP2.
Le Mans exige o máximo da época em termos de planificação e recursos. Cada equipa precisa de bastante mais do que o habitual para correr sem problemas durante 24 horas. Por exemplo, no caminho para a vitória em 2022, a Team Jota percorreu 369 voltas (5028 km), ou o equivalente a mais de 16 vezes a distância de um Grande Prémio de Fórmula 1.
Nas últimas temporadas, a Goodyear trabalhou para reduzir o número total de pneus utilizados em cada fim-de-semana. Tal deve-se, em parte, ao alargamento da janela de funcionamento dos pneus slick e para piso molhado.
Ao longo do fim-de-semana, serão utilizados mais de 2500 pneus, transportados em dez camiões, desde a fábrica da Goodyear em Hanau (Alemanha) até Le Mans. Mais de 65 membros da equipa Goodyear viajam para Le Mans, para apoiar as equipas.
Além do habitual espetáculo de Le Mans, este ano a Goodyear também participa no projecto Garage 56, que, juntamente com a Hendrick Motorsport e a Chevrolet, marca o regresso da NASCAR a Le Mans, pela primeira vez desde 1976. O projeto requereu um programa de desenvolvimento de pneus personalizado, que reuniu toda a experiência da Goodyear em corridas de resistência e na NASCAR.O trabalho de desenvolvimento do Garage 56 foi levado a cabo em dois continentes, com múltiplas equipas de engenheiros. No decurso de dez testes nos últimos 12 meses, foram percorridos quase 10.000 km em preparação para Le Mans.
Assistência no paddock: operação 24 horas por dia
O trabalho não termina quando os pneus chegam ao circuito. A equipa dedicada de montadores da Goodyear assiste os pneus 24 horas por dia, para garantir que as equipas dispõem atempadamente dos jogos que lhes foram atribuídos. Mais de uma semana antes da corrida, os engenheiros da Goodyear preparam as zonas de montagem no paddock. Cada equipa deve receber os seus pneumáticos à hora correta, prontos para a inspeção e para o enchimento final.
Os pneus são transportados da zona de montagem para as garagens, prontos para serem montados nos carros. Dado que os pneus usados são devolvidos à Goodyear, um número previamente seleccionado dos mesmos é analisado na zona de montagem, antes de serem reciclados.
Para fazer um seguimento do uso dos pneus, a mais recente tecnologia de Etiquetas de Identificação por Rádio Frequência está instalada no interior de cada pneu. O que não só ajuda no controlo de qualidade, mas também garante que os pneus estão no sítio certo, à hora certa. A Goodyear desempenhou um papel decisivo no desenvolvimento e na introdução da RFID, ao ter sido o primeiro fabricante de pneus a introduzir esta tecnologia nos desportos motorizados, em 2008.
Ben Crawley, Diretor de Motorsport para a EMEA da Goodyear: “A preparação para Le Mans é a maior operação da temporada, e a planificação tem início com vários meses de antecedência. Todos os membros da equipa Goodyear partilham a paixão pela competição, e é por isso que temos sido capazes de continuar a inovar. Ao mesmo tempo que é a mais exigente, em termos dos requisitos de cada equipa, a grelha também é, por tradição, muito maior do que a de um evento normal do WEC, porque também acolhemos equipas das European Le Mans Series (ELMS). Estamos encantados por continuar a dar apoio a esta grelha alargada para a mais emblemática corrida do calendário”.
“A nossa equipa de montadores de pneus, engenheiros e equipo de assistência mais ampla trabalha em harmonia para fazer de cada evento um êxito operacional. Quando se trata dos desafios de Le Mans, a equipa especialista da Goodyear está preparada para qualquer tipo de situação”.