Como nos explica Edoardo Licciardello, diretor de comunicação da nova Multistrada V2, durante a apresentação internacional em Valência, Espanha: “O design é inspirado na Panigale”. Foi desenvolvida por uma equipa de engenheiros jovem (a média de idades ronda os 35 anos). “A nova V2S foi concebida para ser a Multistrada mais leve de sempre”, sublinha o responsável. Com 202 kg sem combustível, pesa menos 18 kg que a sua antecessora. Muito desse peso foi retirado no novo quadro monocoque em alumínio e no sub-quadro de aço em treliça. No novo motor também foram poupados 5,8 kg, e a maior novidade, além da redução da cilindrada – contrariando o aumento cada vez que é lançado um modelo novo –, é o facto de a Ducati ter abdicado da sua tecnologia proprietária de válvulas desmodrónicas nesta unidade, substituindo-a por molas convencionais.
Os engenheiros da Ducati chegaram à conclusão que as válvulas desmodrónicas não faziam sentido nas motos de entrada da marca, ficando reservadas aos modelos de alta performance. No entanto, o novo motor de 890 cc, gosta de rotação e é mais potente que o anterior quando produz 114 cv, mais 3 cv que o anterior, com 937 cc.
a nova multistrada V2 S é enérgica, tem força e cria mais aceleração entre curvas
São apenas três cavalos de diferença, mas o novo motor puxa com força mesmo em 4ª e 5ª velocidades, mostrando-se mais enérgica e criando mais aceleração entre curvas, como pudemos confirmar nas estradas de montanha nos arredores de Valência. A Ducati afirma que mais de 70% do binário máximo está disponível às 3500 rpm e, até às 11.000 rpm, nunca desce abaixo dos 75%. Assim, a nova V2 tem uma gama de rotações mais alargada e é mais flexível do que a moto antiga.
Além disso, o controlo a baixa velocidade é excelente, e a nova geração de quickshifter que equipa de série a V2S é uma delícia de utilizar. Ao deslocar o sensor do eixo da alavanca de velocidades para o interior da transmissão no tambor da engrenagem, a Ducati diz que proporciona mudanças mais limpas e mais rápidas.
Motor e desempenho
Chassis e Ergonomia
O quadro em treliça é leve e robusto, contribuindo para uma excelente maneabilidade. A Ducati melhorou o conforto do condutor ao baixar a altura do assento para 830 mm e ao estreitar o assento, tornando-o mais acessível. Uma roda dianteira de 19 polegadas e a suspensão semi-ativa Skyhook garantem estabilidade em vários terrenos.
Eletrónica e segurança
Redução de peso e eficiência
A Ducati reduziu o peso em ordem de marcha para 222 kg, melhorando o comportamento geral. A embraiagem hidráulica é mais leve para maior conforto, especialmente em condução urbana. Os intervalos de manutenção permanecem longos, com mudanças de óleo aos 15.000 km e verificações de válvulas aos 30.000 km.
Experiência de condução
A Multistrada V2S é uma excelente escolha para os condutores que procuram uma combinação de desempenho, conforto e versatilidade. O motor Testastretta proporciona uma resposta viva, mas a sua banda de potência refinada assegura uma condução suave, mesmo a baixas velocidades. Em estradas sinuosas, a suspensão semi-ativa Skyhook no modo dinâmico mantém a moto plantada e composta, ajustando-se em tempo real às condições da estrada.
Conclusão
Desde a crua e desportiva 1000 S DS, a Ducati tem vindo a ultrapassar continuamente os limites das motos de aventura e de turismo. A Multistrada V2S é uma moto de aventura completa, perfeita para os condutores que pretendem uma mistura de desempenho desportivo, facilidade de utilização no dia a dia e capacidade de turismo – tudo com o estilo e tecnologia italianos caraterísticos da Ducati. Disponível a partir de 16 335 euros.