Nova Ford Ranger Raptor chega à Europa com 288 CV

22/02/2022

A Ford revelou a nova pick-up Ranger Raptor, com motor EcoBoost V6 biturbo de 3,0 litros oferece 288 CV e 491 Nm de binário, proporcionando excelentes aptidões em estrada e fora de estrada.

O sistema de escape ativo é único na classe; controlado eletronicamente, permite ajustar as sonoridades de motor com quatro modos de escape, adequados a diferentes cenários de condução. Conta com sete modos de condução selecionáveis e suspensão redesenhada com amortecedores FOX de 2,5 polegadas, desenvolvidos pela Ford Performance, com tecnologia de bypass interno Live Valve.

O motor EcoBoost V6 3.0 biturbo apresenta um bloco de cilindros compactado em ferro-grafite, que é cerca de 75% mais resistente e até 75% mais rígido do que o bloco em ferro fundido tradicional. A Ford Performance concebeu o motor de modo a oferecer uma resposta imediata às solicitações do acelerador e adotou um sistema anti-inércia (anti-lag) desenvolvido para competição, semelhante ao inicialmente existente no Ford GT de estrada e no Focus ST, que permite uma entrega rápida de potência sempre que solicitada.

Disponível no modo Baja, o novo sistema anti-lag mantém os dois turbos em rotação durante até três segundos após o condutor aliviar o acelerador, permitindo uma recuperação mais rápida da aceleração à saída das curvas ou durante as passagens de caixa, quando o condutor volta a solicitar o acelerador. Além disso, o motor foi programado com um perfil individual para a resposta da sobrealimentação (turbo) em cada uma das dez relações da caixa de velocidades automática, com vista a um desempenho otimizado.

O avançado sistema de tração integral permanente inclui caixa de transferência de duas velocidades on-demand, controlada eletronicamente, e bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.

A nova Raptor é a primeira versão da nova geração Ranger a chegar à Europa, com as primeiras unidades a serem entregues aos clientes no final do verão.