Nova Ford Transit Nugget é uma caravana com teto solar

25/08/2023

A Alemanha é o maior mercado europeu para camper vans. Não é por isso estranho, que a Ford tenha recorrido à Westfalia, a maior especialista mundial em conversão de veículos comerciais, que também é alemã, para transformar o seu modelo Transit, numa autocaravana de sucesso.

 

A parceria que teve inicio em 2019, continua com a apresentação do novo modelo da Ford Transit Custom Nugget para 2024, agora disponível também na plataforma Tourneo. Se no exterior não se encontram grandes diferenças em relação ao modelo base, é no seu interior com o novo piso rebaixado, que tudo foi criado levando em conta a opinião dos clientes para o que se espera de uma pequena casa com rodas.

Na nova Transit Custom Nugget, os bancos do condutor e do passageiro da frente podem rodar para trás, e tem espaço suficiente para duas camas duplas, uma no interior e outra no tejadilho a que se acede com uma escada. O banco da fila traseira pode ser rebatido e funciona como uma cama para crianças pequenas. Está montado numa calha deslizante, e pode agora ser aquecido opcionalmente.

Na traseira temos agora uma cozinha em forma de L, com uma bancada com mais 20% de espaço, frigorífico de gaveta, fogão, e uma cuba com água quente de série. No exterior, existe um chuveiro com água quente e uma tenda opcional para maior privacidade, e ficou resolvido o que fazer com a mesa e as cadeiras na altura de voltar à estrada, que podem ser guardadas no interior das portas traseira e deslizante.

A bordo é possível controlar o aquecimento e as luzes, e verificar os níveis da água, o estado da bateria, num ecrã de 7 polegadas instalado na “zona de estar”, ou no smartphone por meio de uma app utilizando a conexão por bluetooth.

O tejadilho basculante integra um novo tecido auto dobrável para facilitar a descida, com cortinas opacas que asseguram privacidade. Opcionalmente podem ser instalados painéis solares que produzem energia suficiente para as necessidades diárias.

Voltando ao lugar do condutor, a Transit Custom Nugget vem de série com um sistema de infoentretenimento com um ecrã de 13 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fios, bem como um modem 5G. O chassis novo promete uma experiência de condução similar à de um automóvel ligeiro com suspensão traseira independente. Pode ainda ser encomendada com tração às quatro rodas.

A primeira motorização disponível para a Nugget será a Diesel EcoBlue de 2.0 litros e 170 CV, com uma caixa automática de oito velocidades. Mas a novidade será mesmo a estreia da motorização híbrida plug-in que já equipa o Ford Kuga. O sistema motriz combina um motor atmosférico a gasolina de 2.5 litros a um propulsor elétrico, para uma potência combinada de 232 CV.

A Ford já abriu as encomendas na Alemanha, com um preço inicial a partir de 76.500 euros.