Nove automóveis com nomes de lugares

13/11/2022

Quando se cria uma empresa de automóveis, ou qualquer tipo de negócio, um dos primeiros problemas é qual nome lhe dar. Este pode ser um processo demorado e difícil mas pelo menos só se tem de fazer uma vez.

No entanto, este problema reaparece cada vez que um novo produto é lançado. Uma combinação de letras e números pode funcionar mas uma opção mais corajosa é atribuir-lhe um nome igual a um local.

Na lista em baixo apresentamos nove exemplos de automóveis que partilham o nome de cidades, vilas, países ou locais.

Austin Westminster

Depois da Segunda Guerra Mundial a Austin usou, frequentemente, nomes de locais no Reino Unido nos seus automóveis. O nome provém de uma zona dentro da cidade de Londres. Em Westminster pode se encontrar o Palácio de Buckingham, a Abadia de Westminster e a Casa do Parlamento

O Austin Westminster teve direito a várias gerações nos anos 50 e 60 com um título mais específico.

Bentley Mulsanne

A história da Bentley nas 24 Horas de Le Mans tem quase um século. Os automóveis britânicos dominavam este evento no início saindo vencedores em 1924 e de 1927 a 1930.

No entanto, demorou 50 anos para que a Bentley homenageasse esse facto com o nome Mulsanne. Mulsanne é o nome de uma curva em Le Mans e também de uma pequena cidade ao pé do circuito. Cidade que pode ser visitada por um piloto caso os travões falhem.

Chevrolet Bel Air

Bel Air é uma zona dentro da cidade de Los Angeles, Califórnia e o nome foi utilizado pela primeira vez em 1950.

Inicialmente foi utilizado apenas em modelos de caixa fechada de duas portas para mais tarde ser utilizado em modelos com outras características. A produção da sétima e última geração ocorreu em 1975

Ford Cortina

Produzido entre 1962 e 1980, o Cortina recebeu o seu nome a partir da Cortina d’Amprezzo, situado no Norte de Itália. Cortina d’Amprezzo foi a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1956, honra que terá e partilhará novamente em 2026 com Milão.

Numa manobra de publicidade a Ford levou vários automóveis de primeira geração até ao local e pilotos famosos de rally da época utilizaram-nos na pista de bobsleigh.

Em um alarmante golpe de publicidade, a Ford levou vários carros da primeira geração para lá e os conduziu pela pista de bobsleigh por famosos pilotos de corrida e rally da época. A probabilidade de o mesmo acontecer em 2026 parece pequena, mas nunca se sabe.

Mercedes-Benz Mannheim

A Mercedes-Benz apresentou três modelos com o nome de três cidades alemãs nos anos 20. Em Outubro de 1928 lançou o imponente Nürburg de oito cilindros e, um mês depois lançou uma versão estilizada, que ficou conhecido como Stuttgart 200.

O último a ser lançado foi o Mannheim, que fez a sua estreia em 1929 e vinha equipado com um motor de 3,7 litros. A Mercedes-Benz já descreveu estes automóveis como uma “família de modelos bastante errática” que incluía versões com distância entre os eixos curtas e longas, as mais variadas carroçarias, algumas mais bem sucedidas que outras. A última versão foi o saloon Mannheim 370 Pullman que se manteve em produção até 1934.

Morris Oxford

A Morris denominou os seus automóveis em honra à cidade de Oxford durante toda a sua história. O primeiro Morris produzido, em 1973 foi um Oxford, embora seja mais conhecido pelo nome “Bullnose”. O nome continuou em uso até 1971, quando o saloon da Farina foi descontinuado.

Riley Monaco

O Riley Nine, produzido de 1926 a 1938 estava disponível em várias carroçarias, uma dela denominada de Monaco. A primeira versão da carroçaria do Monaco foi feita de tecido embora tenha passado a ser de metal na sua segunda e terceira versão.

Outros tipos de carroçarias do Riley Nine foram denominadas com inspiração de outros locais como Biarritz, em França e San Remo, em Itália.

Seat Ibiza

A Seat já é conhecida por usar nomes de lugares nos seus mais variados modelos, pelo menos desde que começou a fazer parte de Grupo Volkswagen em 1982. Um modelo que ainda hoje se encontra a venda é o Ibiza que foi lançado, na sua primeira versão, em 1984.

Esta estratégia já foi aplicada depois do lançamento do Ibiza como é o caso do de Málaga, Córdoba e León.

Triumph Toledo

Outro nome utilizado pela Seat, a partir de 1991, foi Toledo, mas neste caso a empresa espanhola não foi a primeira a fazer uso desse nome.

A Triumph introduziu o modelo Toledo em 1970, o automóvel era um pequeno automóvel de duas portas com tração traseira que foi substituído em 1976 pela versão de 1,3 litros do Dolomite, cujo nome se referia a uma cordilheira no Norte de Itália.

Quando a versão Toledo da Seat apareceu no mercado, a versão da Triumph estava fora de produção há 15 anos e a marca Triumph estava inactiva há sete anos, então não havia razão de confundir os modelos.