Nove supercarros que prestam homenagem através do seu nome

27/03/2023

Os fabricantes de automóveis recorrem frequentemente a diferentes fontes quando se trata de nomear as suas criações especialmente aqueles que são de produção limitada. Não é raro inspirar-se em pessoas notáveis. Podem ser pessoas com fortes ligações à história do fabricante de automóveis ou indivíduos que tenham influenciado o mundo automóvel de uma forma ou de outra. Aqui, destacamos alguns modelos em que isso aconteceu.

Bugatti Veyron

Pierre Veyron era o engenheiro de desenvolvimento, e piloto de testes contratado em 1932 por Jean Bugatti, filho de Ettore Bugatti.

Pierre Veyron foi também o piloto que conduziu à vitória num Tanque Bugatti Tipo 57S nas 24 Horas de Le Mans, em 1939. O Bugatti Veyron, revelado em 2004, levou os padrões do hipercarro a novas alturas com 987cv .

McLaren Senna

Este supercarro tem o mesmo nome que um dos melhores pilotos de Fórmula 1, Ayrton Senna. Senna foi três vezes campeão de Fórmula 1 enquanto conduzia para a McLaren entre 1988 e 1993. O seu estilo de condução tem sido descrito em diferentes ocasiões como agressivo, intransigente e, claro, muito rápido.

Nesse sentido, o McLaren Senna é na realidade uma extensão do ADN do piloto, dando prioridade à função em detrimento da forma com o seu design e desempenho. É um dos automóveis de estrada mais rápidos alguma vez construídos pela McLaren.

Lotus Elise

Em Fevereiro de 2022, foi entregue o último Lotus Elise a sair da linha de produção agora que a empresa está a fazer a transição para uma linha totalmente eléctrica. Este exemplar foi entregue a Elisa Artioli, neta do então presidente da Lotus e a razão pela qual o automóvel tem o seu nome.

A Elise foi introduzida pela primeira vez em 1996 e cresceu até se tornar num dos modelos mais icónicos do fabricante de automóveis, com mais de 35.000 unidades vendidas. A iteração Elise final é a Sport 240, com 240 cv e 181 lb-ft de binário.

Ferrari Enzo

O Enzo Ferrari não é um supercarro comum. Foi a bandeira da Ferrari de 2002 até 2013, quando o LaFerrari chegou. No seu coração estava um formidável motor V12 de 6,0 litros que gerava 651cv.

Este automóvel ostentava a melhor tecnologia automóvel disponível na altura e combinou isso com as lições aprendidas com os automóveis de Fórmula 1 para criar o supercarro de última geração. Não admira, pois, que lhe tenha sido dado o nome do fundador da empresa. A Ferrari construiu 400 exemplares, e continua a ser um coleccionável muito procurado nos dias de hoje.

Bugatti Chiron

Tal como o Veyron, o Chiron também foi nomeado em homenagem a um piloto francês. Nascido e criado no Mónaco na viragem do século XX, Louis Chiron foi um dos grandes pilotos a competir nos Grandes Prémios. Loius Chiron era o proprietário de um Bugatti Type 35 Grand Prix, com o qual ganhou várias corridas.

Louis Chiron também fez parte da equipa da fábrica Bugatti e foi o piloto #1 do construtor de automóveis durante vários anos. O imperioso Bugatti Chiron continuou de onde o Veyron parou em relação ao desempenho de primeira linha. Conhecido pela sua impressionante velocidade em linha recta, o Chiron é o primeiro automóvel de produção a atingir a barreira dos 300mph.

Koenigsegg Jesko

O Koenigsegg Jesko é conhecido por ter ultrapassado o recorde mundial de velocidade do Bugatti Chiron. O nome do hipercarro é uma homenagem ao fundador da empresa, o pai de Christian Von Koenigsegg. Jesko, pronunciado Yes-koh, apostou tudo o que tinha na visão do filho e teve mesmo de vender a casa da família para manter os sonhos de Christian vivos. Foi um esforço que valeu a pena, uma vez que Koenigsegg se estabeleceu firmemente no nicho dos hipercarros como fabricante líder de máquinas incrivelmente focadas no desempenho.

Mercedes-Benz SLR McLaren Stirling Moss

Sir Stirling Moss foi um piloto britânico de Fórmula 1 e membro do International Motorsports Hall of Fame. Foi um piloto feroz que ganhou 212 das 529 corridas em que participou nas mais diversas provas e competições. Em 2009, a Mercedes-Benz reconheceu os feitos de Sir Moss ao lançar uma edição limitada do supercarro SLR McLaren nomeado em sua honra.

O descapotável foi desenhado pelo designer coreano Yoon II-hun e inspirado no automóvel de corrida SLR 1955 300. Ao todo, apenas foram produzidas 75 unidades.

GMA T.50S Nikki Lauda

Gordon Murray, fundador da Gordon Murray Automotive, e Niki Lauda eram amigos íntimos. Niki faleceu, infelizmente, em 2019. Para honrar a memória do seu amigo, Murray decidiu nomear o modelo em sua honra. O GMA T.50S Niki Lauda é a versão de pista do supercarro T50.

Foi revelado, no que teria sido o 72º aniversário do campeão mundial de Fórmula 1, Niki Lauda. O carro é uma interpretação extrema de um carro de pista – leve, carregado de aviões e 735cv de um V12 gritante, naturalmente aspirado. A GMA planeia construir apenas 25 unidades.

Lamborghini Gallardo LP550-2 Balboni

Valentino Balboni é um antigo piloto chefe de testes da Lamborghini e que trabalhou na empresa durante 40 anos antes de se reformar devido aos regulamentos de trabalho do governo italiano. Para honrar o seu legado, a Lamborghini decidiu dar o seu nome a um modelo Gallardo de edição limitada.

O Gallardo LP550-2 Balboni de tracção traseira, e o seu motor V10 de aspiração natural é emparelhado com um manual de seis velocidades. É um automóvel que oferece uma experiência de condução mais intensa do que o modelo Gallardo de tracção às quatro rodas. A marca construiu 250 Gallardo Balbonis, todos os quais foram rapidamente adquiridos por coleccionadores.