Com a expansão da gama, a AUDI AG reestruturou a designação dos seus veículos a partir de 2024, com a numeração nos nomes dos modelos elétricos e com motor de combustão a surgir como elemento diferenciador. A partir de agora, os números pares representam os modelos elétricos e os números ímpares os veículos com motor a combustão. Com a estreia da última geração, o Audi A4, um bestseller de longa data, passa a chamar-se Audi A5 e a ser produzido em Neckarsulm. É proposto em quatro novas variantes: como A5 e S5 Limousine e como A5 e S5 Avant. Estes modelos assentam sobre a Plataforma Premium de Combustão (PPC).
O novo A5 cresce em comprimento e largura relativamente ao A4. A Audi está também a alargar o equipamento de série, posicionando o novo Audi A5 no segmento médio superior. A nova experiência de utilização baseada na versão 1.2 da arquitetura eletrónica E³ corresponde a esta aspiração.
Design exterior dinâmico e musculado
À primeira vista, a completamente redesenhada gama A5 apresenta um design poderoso. As proporções modificadas, com uma longa distância entre eixos, grandes rodas e a carroçaria baixa e desportiva, representam dinamismo progressivo e padrões premium. No Limousine, a secção superior, compacta e desportiva, estende-se para a traseira num arco amplo, fluindo harmoniosamente para o vidro traseiro de forma semelhante a um coupé, terminando na tampa da mala visualmente curta com um spoiler marcante.
A nova tampa traseira, inédita neste segmento de veículos, oferece uma simbiose convincente entre design e funcionalidade. Ela abre juntamente com o vidro traseiro e as suas dimensões facilitam consideravelmente o acesso ao compartimento de bagagem, resultando num conceito completamente novo de Limousine para a Audi. No Avant, a linha de tejadilho dinâmica funde-se num spoiler de tejadilho perfeitamente integrado, que se estende pelo vidro traseiro desportivo e plano. Os pilares D, que são acentuadamente inclinados, enfatizam a vista lateral dinâmica do A5 Avant.
A traseira marcante e distintiva combina um design desportivo e emocional com tecnologia inteligente. A combinação de uma geometria escultural e uma faixa de luz contínua com desníveis tridimensionais confere à traseira do novo Audi A5 uma presença forte e dinamismo visual. Outros destaques da vista traseira nos modelos base são o design claro e moderno do para-choques, com um difusor escuro e as ponteiras de escape retangulares de alta qualidade.
Novos padrões na iluminação digital
A gama Audi A5 oferece luzes diurnas digitais com tecnologia LED na frente e luzes traseiras OLED digitais de segunda geração na traseira, opcionais. Com cerca de 60 segmentos por painel OLED, estas luzes estão a tornar-se cada vez mais um display na traseira do A5.
Esta tecnologia de iluminação permite a comunicação car-to-x e aumenta a segurança na estrada — por exemplo, com a nova luz de comunicação. Os efeitos de iluminação dinâmicos ao destrancar e ao sair do veículo refletem a estética do movimento como parte do ADN de iluminação da Audi. A assinatura de luz digital ativa também faz isso, transmitindo uma nova sensação de dinamismo. Os faróis e as luzes traseiras são desenhados em três dimensões, oferecem assinaturas de luz digitais opcionais e, assim, unem os mundos físico e digital.
Conforto e tecnologia num interior totalmente novo
O design interior do novo Audi A5 baseia-se em quatro características principais. Primeiro, o interior tem um design centrado em todos os seus ocupantes, ou seja, é consistentemente orientado para as necessidades do condutor e passageiros. A segunda característica especial é o ‘Digital Stage’, que se estabelece na linha de visão do condutor e do passageiro da frente na forma dos ecrãs MMI da Audi. Com design e materiais cuidados, a gama A5 atende à exigência de um espaço generoso com um elevado nível de conforto. A disposição clara e a operação intuitiva do interior proporcionam uma visão geral em todas as situações, formando a quarta característica: Clareza Visual. A isto acrescenta-se a luz de interação dinâmica opcional para apoiar a interação do carro com os ocupantes.
O novo conceito de operação da família Audi A5 aumenta a interação com o veículo, graças à arquitetura eletrónica E³, integrando-se perfeitamente no ecossistema digital dos seus ocupantes e oferece uma experiência de conectividade personalizada. O ecrã panorâmico e fino Audi MMI, que é independente, possui um design curvo e utiliza tecnologia OLED. Este consiste no cockpit virtual da Audi com um ecrã visível de 11,9 polegadas na diagonal e o ecrã MMI touch de 14,5 polegadas. A Audi complementa o palco digital para o passageiro da frente com o ecrã MMI de 10,9 polegadas, opcional, que é perfeitamente integrado no design do painel de instrumentos. O novo A5 disponibiliza, opcionalmente, um head-up display configurável e ainda mais desenvolvido em relação ao seu antecessor.
Sistema híbrido avançado MHEV plus
O novo sistema MHEV plus, baseado num sistema elétrico de 48 volts, apoia o motor de combustão, reduz as emissões de CO2 e aumenta a performance. O gerador (PTG) permite uma condução parcialmente elétrica a baixas velocidades, contribuindo para a redução do consumo de combustível.
O novo sistema MHEV plus oferece vantagens evidentes nas emissões de CO2 e na redução do consumo de combustível face a um sistema MHEV tradicional. Estas reduções chegam a 10 g/km ou 0,38 l/100 km na versão 2.0 TDI (150 kW, tração dianteira/quattro) (consumo de combustível combinado em l/100 km: 5,6-4,8; emissões combinadas de CO2 em g/km: 147-126) e até 17 g/km ou 0,74 l/100 km no V6 3.0 TFSI (270 kW, quattro) (consumo de combustível combinado em l/100 km: 7,9-7,4; emissões combinadas de CO2 em g/km: 180-167) no ciclo de condução WLTP.
O gerador também pode adicionar até 18 kW (24 cv) de potência elétrica ao motor de combustão. Durante a desaceleração, o PTG reencaminha a energia de volta à bateria (recuperação) até 25 kW. Como resultado, é possível manobrar e estacionar usando apenas eletricidade, na medida do possível. Graças à opção de usar um compressor de ar condicionado elétrico, o sistema de ar condicionado também pode ser operado quando o veículo está parado, por exemplo, em semáforos, e o motor de combustão está desligado.
Com o sistema de controlo de travagem integrado (iBRS), o pedal do travão e o hidráulico do sistema de travagem podem ser completamente desacoplados. Nos modelos com o sistema MHEV plus, por exemplo, a desaceleração necessária é alcançada sem o uso dos travões de fricção, graças à travagem regenerativa, ou seja, a desaceleração é inicialmente conseguida exclusivamente pela recuperação de energia. Os travões de fricção só entram em ação quando o pedal do travão é pressionado com mais força. A sensação de travagem permanece inalterada.
Motorizações no lançamento dos novos A5
A eficiente oferta de motores do novo A5 cobre uma vasta gama, desde o modelo de entrada com motorização convencional até ao confortável veículo para longas distâncias e o desportivo de dinâmica apurada. Os conjuntos de motores, transmissões, o grau de eletrificação e o tipo de caixas de velocidades são adaptados às expectativas dos nossos clientes.
Em motores a gasolina, a tecnologia TGV permite uma entrega consistente e ágil de binário, mesmo a baixas rotações. O motor turbo de quatro cilindros está disponível com uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e tração dianteira.
O 2.0 TDI com 150 kW (204 cv) (consumo combinado de combustível em l/100 km: 5,6-4,9; emissões combinadas de CO2 em g/km: 147-129) estabelece novos padrões no A5 graças à tecnologia MHEV plus. Este motor de dois litros da geração EA288 evo herda a combustão otimizada do seu antecessor graças ao sensor de pressão do cilindro, TwinDosing, para o controlo das emissões de escape e dois eixos de equilíbrio para uma atuação suave do motor. Desenvolve 400 Nm de binário entre as 1.750 e 3.250 rpm. O 2.0 TDI está disponível com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem e tração dianteira ou com sistema de tração integral quattro ultra. Para aumentar a eficiência e o conforto, o motor é parcialmente eletrificado utilizando o novo sistema MHEV plus de 48 volts. Os componentes da cadeia eletrificada reduzem as emissões de CO2 graças à elevada capacidade de recuperação de energia. Além disso, o conforto do TDI é ainda aprimorado pelo motor de arranque de 48 volts para um arranque suave. O tempo de reação ao arrancar é reduzido e o carro torna-se visivelmente mais ágil.
O S5 é um automóvel desportivo baseado no motor V6 TFSI de 3,0 litros com 270 kW (367 cv) (consumo combinado de combustível em l/100 km: 7,9-7,6; emissões combinadas de CO2 em g/km: 180-172) e um processo de combustão otimizado. Pela primeira vez, conta com um turbocompressor de geometria variável (TGV) e tecnologia MHEV plus. A transmissão de dupla embraiagem S tronic revista e adaptada para o Audi S5, projetada para mais binário, também reduz o peso no eixo dianteiro e melhora a agilidade. A eletrificação parcial através do novo sistema MHEV plus de 48 volts leva à redução das emissões de CO2 por meio de componentes de condução eletrificados e elevado desempenho na recuperação de energia. Em comparação com um S4 Limousine TDI (modelo anterior), o S5 Limousine TFSI (consumo combinado de combustível em l/100 km: 7,7-7,6; emissões combinadas de CO2 em g/km: 175-172) reduz as emissões de CO2 em até 14 g/km. A sua rápida e dinâmica entrega de binário sublinha o carácter desportivo do S5. A utilização de um diferencial desportivo quattro com sistema de vectorização de binário em combinação com o sistema de tração integral variável permite alcançar superiores limites laterais de aderência em curva.
Chassis e direção afinados a preceito
Graças às melhorias introduzidas na suspensão, o novo Audi A5 apresenta um comportamento dinâmico tipicamente Audi. Resultado de um apurado trabalho de aperfeiçoamento da suspensão e da direção, o Audi A5 oferece uma condução precisa, de atitude neutra e previsível. Caso seja adotada a opcional suspensão de amortecimento variável, tornam-se ainda mais vincadas quer as sensações de conforto, quer as reações e atitudes desportivas. A direção progressiva da Audi também se tornou consideravelmente mais precisa. Já disponível em Portugal a partir de 46.051 euros.