Novo Audi Q3: look para uma nova vida

26/07/2018

Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista
Lançado em 2011 e ligeiramente remodelado em 2015, o Audi Q3 vê a sua longa vida chegar ao fim para dar lugar ao seu sucessor: um SUV maior, mais tecnológico e dinâmico.
Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista

Se no passado, as evoluções estilísticas da marca estavam em modo Mute, a Audi decidiu rodar o botão do volume da sua caixa de ritmos até ao máximo. As diferenças são substanciais, com o novo Q3 a apresentar linhas muito mais dinâmicas e angulares na carroçaria que exibe agora uma grelha”single frame” reduzida em tamanho com padrão “favo de mel”, enquanto a aparência geral é mais desportiva e semelhante à apresentada pelo recente Q8. Este novo mini SUV também vê as suas proporções evoluírem, baseando-se na plataforma MQB que não foi capaz de beneficiar o seu antecessor e é agora produzida na Hungria em conjunto com o TT e o A3.

O Q3 entra assim no mesmo livro de estilo dos outros modelos da Audi como o A1, por exemplo. Aliás, fomos conhecer os modelos no mesmo dia num “photoshoot” secreto produzido pela marca dos anéis.

Uma atualização com sentido

Graças a este “restyling”, os elos de ligação entre os modelos e o público-alvo ficam mais estreitos, com os designs dos respetivos carros a entrar em consonância com os objetivos pretendidos por cada futuro proprietário.

Sim, porque o essencial não foi esquecido. Além de um lifting, é necessário (re)adaptar o modelo. No caso do Q3, as mudanças vão para lá do evidente.

Para responder às necessidades dos clientes, a Audi aumentou as dimensões do Q3. Com um total de 4,49 m, o SUV é 9,7 cm mais comprido que o modelo anterior, enquanto a sua largura aumentou para pouco mais de 1,8 cm e a sua altura ficou ligeiramente reduzida em 0,5 cm. A silhueta assume uma forma mais afunilada

Por consequência, o espaço interior aumenta especialmente na traseira e um volume da bagageira aumenta de 460 litros para um mínimo de 530 litros e máximo de 1.525 litros com os bancos completamente rebatidos.

Mais tecnologia, mais soluções

O interior do Q3 recebeu uma enorme atualização a nível tecnológico. O painel de instrumentos exibe as informações de forma digital em ecrãs de 10.25ou 12.3 polegadas. Quanto ao sistema de infotainment, é acessível através de um touchscreen com 8.8 ou 10.25 polegadas.

A navegação está também mais inteligente. O novo Audi Q3 integra novos sistemas oriundos dos modelos da marca nos segmentos superiores. Uma delas é a capacidade de aprendizagem da navegação, que vai reconhecendo os percursos habituais do condutor e, incorporando informações como dados de tráfego, oferecer conselhos sobre a melhor rota a tomar.

Para os fãs da maior qualidade de som, estará disponível um sistema de som 3D com assinatura da Bang & Olufsen.

Quanto às ajudas de condução, um dos sistemas integrados é o cruise control adaptativo, disponibilizado opcionalmente nos modelos com a transmissão S Tronic, que comanda todos os movimentos do SUV. Também presente está o sistema de travagem de emergência e a manutenção em faixa (a partir dos 60km/h). As manobras de estacionamento tornam-se mais fáceis graças ao recurso às quatro câmaras que oferecem uma visão a 360º.

O Diesel ainda presente

Sob o capô do SUV, a Audi terá disponível 1.5 TFSI 150 CV de nível de entrada em tração e acoplará uma transmissão automática S Tronic de 7 relações e uma transmissão manual de 6 relações no final do ano. Para os mais exigentes, duas versões do bloco TFSI 2.0 também estão disponíveis, com 190 CV e 230 CV, tração integral Quattro e transmissão automática de 7 relações.

Quanto ao capítulo Diesel, apenas um bloco será proposto numa primeira fase : TDI 2.0 L com 150 CV, com transmissão manual e tração às quatro rodas. Uma versão 2 litros de 190 CV será mais tarde adicionada ao leque.

O novo Audi Q3 vai estar no mercado português a partir do outono. Os preços ainda não foram divulgados.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.