A Honda revelou as especificações europeias do novo Civic, modelo que será lançado no final deste ano apenas em versão híbrida e:HEV para dar continuidade ao plano de eletrificação da marca japonesa. O modelo será também vendido na Europa apenas em versão compacta de cinco portas (hatchback).

Os detalhes oficiais do novo Civic, que vai já para a sua 11ª geração e 50º aniversário, foram revelados pela Honda, com este modelo a apresentar uma visão mais dinâmica e eficiente que tira partido do sistema híbrido e:HEV, evoluído para corresponder às expectativas dos condutores europeus.

O desenho deste novo Civic já era maioritariamente conhecido, transitando da versão que já se encontra à venda nos Estados Unidos da América e no Japão, respeitando a filosofia ‘Man-Maximum, Machine-Minimum’ (M/M), dando primazia ao condutor em termos de habitabilidade.

A linha de capot foi reduzida em 25 mm face ao modelo precedente, enquanto a área vidrada foi incrementada para melhorar a luminosidade a bordo. Os pilares A foram recuados para um visual mais compacto e equilibrado, bem como uma postura mais larga. As bases dos espelhos retrovisores exteriores estão situadas agora no topo das portas para reduzir os ângulos mortos.

De perfil, o modelo beneficia da linha de coupé descendente para uma sensação mais desportiva, com a marca a garantir ainda que melhorou a habitabilidade nos bancos traseiros, bem como a visibilidade a partir desses mesmos lugares.

Com uma distância entre eixos 35 mm mais longa, o novo Civic permite oferecer também mais espaço para as bagagens, com a tampa da bagageira a ser feita em resina, uma estreia para este modelo na busca pela redução de peso (menos 20% face à da geração anterior), sendo mais fácil de operar, ao mesmo tempo que o espaço de abertura é agora maior.

A bordo, a Honda explica que o novo Civic melhorou na construção e nos materiais selecionados, com diversos revestimentos macios ao toque, destacando-se o padrão em ‘colmeia’ das saídas de climatização horizontais do tablier. No nível superior de equipamento Advance, dispõe de painel de instrumentos digital de 10.2” para melhor funcionalidade.

A dimensão do ecrã central também foi melhorada, sendo agora de 9.0” e surgindo posicionado um pouco mais acima do que no modelo anterior, para que o condutor não baixe o olhar da estrada em demasia. O sistema permite ligação sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Nos níveis de equipamento Elegance e Sport há ainda um sistema de som de alta fidelidade da Bose composto por 12 altifalantes.

Evolução da eficiência

A tecnologia eletrificada e:HEV da Honda foi agora evoluída para maior potência e eficiência. Este modelo conta com uma nova bateria de iões de lítio de 72 células e dois motores elétricos compactos em associação a um novo motor 2.0 de injeção direta e de ciclo Atkinson. Em combinação, este sistema debita 135 kW/181 CV de potência e 315 Nm de binário. A mais recente geração de motores de combustão conta com diversos novos elementos na sua arquitetura para alcançar uma eficiência térmica de 41%, um dos mais elevados para um motor de produção em série.

Os dois motores elétricos funcionam em conjunto para servirem de força motriz principal, sendo o sistema controlado por uma Unidade de Controlo de Potência situada agora sob o capot. Sob os bancos traseiros está uma nova Unidade de Potência Inteligente que é mais pequena e leve, mas com maior densidade energética.

Esta motorização híbrida consegue alternar entre condução em ‘EV’ (elétrico), ‘Hybrid’ e ‘Engine Drive’ sem participação do motor, estando associados a quatro modos de condução – ‘Eco’, ‘Normal’, ‘Sport’ e ‘Individual’ que permitem diferentes modos de resposta. A relação fixa de transmissão foi desenvolvida para minimizar o atrito mecânico, com a Honda a adiantar que foi trabalhada a questão do ruído proveniente do motor de combustão.

O novo Civic deverá chegar ao mercado nacional no último trimestre deste ano, faltando conhecer informações como os preços.

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