O Kia EV9 vai ser o novo topo de gama da marca sul-coreana e também a continuação do esforço de eletrificação que tem vindo a levar a cabo desde o lançamento do bem-sucedido EV6. Uma maior consciência sustentável, com o abandono do couro no interior, e o incremento da vertente tecnológica, com condução autónoma de Nível 3 serão algumas das características deste SUV elétrico de grande porte que chegará à Europa nos últimos meses deste ano.

Apresentado como o modelo que vai dar mais um passo para a eletrificação da Kia, o EV9 é visto como o novo portaestandarte da marca, recorrendo a uma série de tecnologias avançadas e ao aproveitamento do espaço para viagens confortáveis, tirando partido das competências da plataforma E-GMP modular desenvolvida pelo Grupo Hyundai para os seus automóveis elétricos.

São esses mesmos atributos da plataforma E-GMP que a Kia menciona como elementos fundamentais para fornecer espaço e as componentes essenciais para uma viagem tranquila graças à eficiente compactação de todos os elementos e à possibilidade de oferecer seis ou sete lugares confortáveis para todos, até mesmo para adultos com mais de 1,80 m de altura.

Na área do design, o EV9 segue de perto as ideias do EV6, voltando a apostar no conceito de Opostos Unidos (‘Opposites United’) para o desenho deste modelo, com o designer principal da marca, Karim Habib, a referir que esta “filosofia de Opostos Unidos é uma forma apenas de abordar a questão dos contrastes, quer no design, quer na própria vida. Por vezes, ao combinar dois elementos que não são necessariamente complementares, destacam-se mutuamente e cria-se algo de novo e inesperado”.

Assim, num formato volumoso, os designers reinterpretaram o ‘nariz de tigre’, o conceito de grelha dianteira que aqui tem já pouca ligação com as grelhas do passado. Integrada com os faróis com uma assinatura luminosa em vertical, a grelha é ainda reinterpretada noutro âmbito, com um padrão de luz que se esconde na própria carroçaria e que pode ser personalizado dependendo do estilo de condução ou preferências.

De perfil, as proporções são destacadas com as rodas nas extremidades e de grandes dimensões (entre 19, 20 ou 21 polegadas), para um visual robusto e acolhedor. A carroçaria destaca-se ainda pela grande superfície vidrada para maior luminosidade da primeira à terceira fila, havendo janelas até mesmo na área da terceira fila. O tejadilho é bastante longo e direito, com um spoiler prolongado atrás, sendo esta decisão tomada para favorecer o espaço a bordo, nomeadamente na terceira fila, possibilitando então a tal viagem para passageiros mais altos.

Tal como é apanágio dos elétricos, o piso plano a bordo oferece maior conforto, enquanto os bancos da segunda fila podem ser movimentados a 180º para que os passageiros dessa fila possam ficar de frente para os da terceira. No entanto, essa é apenas uma das quatro (!) possibilidades que a marca oferece para a segunda fila, já que também poderá contar com banco corrido de três lugares, de tipo básico, de relaxamento e independentes de dois lugares com função giratória.

Em termos de aerodinâmica, a marca destacou que também houve um grande trabalho neste aspeto, com detalhes como os puxadores retráteis que ajudam a reduzir o atrito, para um valor de apenas 0.28 Cd. Este valor foi alcançado também pela inclusão da primeira cobertura inferior 3D da Kia – revestimento esculpido com uma forma convexa à frente e côncava atrás – jantes aerodinâmicas e cortinas de ar inovadoras integradas no para-choques dianteiro.

O modelo possui uma distância entre eixos de 3100 mm, com um comprimento total de 5010 mm, 1980 mm de largura e 1755 mm de altura.

Interior mais sustentável

A bordo, onde a luminosidade ganha preponderância, a Kia aposta forte na tecnologia e no aproveitamento do espaço, com o objetivo de tornar o interior funcional e agradável. Num patamar que não pretende ser intrusivo, o painel de instrumentos digital e o ecrã central estão unidos num único componente na horizontal (ambos de 12.3″), apresentando um sistema de infoentretenimento renovado e possibilidades de conectividade mais avançadas.

Aliás, a marca indica que esta vivência com o automóvel será ampliada em diversos sentidos, sendo que a experiência tornar-se-á cada vez mais digital e conectada, vivida nas lojas de aplicações.

A este respeito, a marca apresentou a Kia Connect Store, uma aplicação online que permite a compra e a instalação após a aquisição do veículo de diferentes funcionalidades, como o sistema de estacionamento remoto (versão 2.0), padrões luminosos diferenciados de grelha ou o ‘boost’ de aceleração, o que indicia já que haverá um pouco mais de potência para quem quiser pagar mais. As atualizações remotas também estarão disponíveis remotamente, naquilo que a Kia entende como o repensar do que será possível para os elétricos no futuro, mas também para a experiência de utilização dos clientes.

Numa lógica de melhoria da sustentabilidade, a marca compromete-se com o abandono do couro no interior (mesmo nas versões base), numa política que será alargada a cada vez mais modelos no futuro. Ao invés, apostará em materiais mais sustentáveis, como derivados do milho ou garrafas de plástico recicladas, bem como redes de pesca retiradas do oceano. A Kia refere que mais de 70% do interior é composto por garrafas recicladas.

O EV9 será o primeiro Kia a receber os dez requisitos fundamentais de sustentabilidade (os ‘ten must have’), que serão aplicados depois em todos os outros modelos. Entre estes incluem-se o aumento da utilização de materiais reciclados e materiais sustentáveis naturais e, no futuro, trabalhar com parceiros para que a Kia possa criar os seus próprios produtos biológicos para utilização nos seus veículos.

Um passo mais perto da condução autónoma total

O EV9 é também um passo em frente na segurança conectada, sendo definido como um veículo inteligente e conectado que permitirá condução autónoma de Nível 3 (‘Highway Driving Pilot’), HDP nos mercados em que tal seja aceite legalmente para tornar as viagens mais relaxadas e seguras.

Para o efeito, irá recorrer a uma combinação inteligente entre imagens de câmaras e de sensores para analisar todo o ambiente em seu redor e detetar eventuais perigos, mesmo antes de acontecerem.

No total, irá incluir 15 sensores (na versão GT-Line), incluindo dois LiDAR, os quais permitem supervisionar objetos em todo o seu redor, seja na dianteira, laterais ou traseira. Ao abrigo da atualização remota contínua que está a ser aplicada, a Kia garante que outros atributos serão atualizados posteriormente.

Estruturalmente, a segurança foi também reforçada para dissipar de forma eficiente a força decorrente dos acidentes, incluindo também um novo sistema de resistência junto ao pilar B. A bateria também está integralmente protegida.

O EV9 inclui ainda a Assistência à Prevenção de Colisões Traseiras (Rear Cross-Traffic Collision-Avoidance Assist), para evitar colisões com outros veículos ao fazer marcha-atrás, e vários outros sistemas avançados de assistência à condução, como os de Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (Blind-Spot Collision-Avoidance Assist), Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (Lane Keeping Assist) e Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (Intelligent Speed Limit Assist), concebidos para ajudar os condutores em cenários de perigo potencial.

Numa temática mais lúdica, destaque para o sistema de som da Meridian com 14 altifalantes, a par de iluminação interior

Alta potência

O modelo base de tração traseira (RWD) integra uma bateria de 76.1 kWh, enquanto as variantes de grande autonomia RWD e tração integral (AWD) possuem uma bateria de 99.8 kWh.

O modelo de grande autonomia RWD utiliza um motor elétrico de 150 kW/204 CV de potência e 350 Nm de binário, permitindo ao SUV acelerar dos zero aos 100 km/h em 9,4 segundos (dados preliminares). Também alimentado por um único motor elétrico, embora numa variante mais potente de 160 kW/215 CV e 350 Nm de binário, o EV9 de base RWD consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em 8,2 segundos.

A variante AWD está equipada com dois motores elétricos que, em conjunto, debitam uma potência total de 283 kW/380 CV e um binário combinado de 600 Nm, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,0 segundos. Como já foi indicado anteriormente, está disponível a função ‘Boost‘ opcionalmente (através da Kia Connect Store) que incrementa o binário para os 700 Nm, permitindo que o EV9 acelere dos zero aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos

Disponível com uma bateria de 99.8 kWh e tração traseira, o EV9 terá uma autonomia em ciclo WLTP de 541 quilómetros com uma única carga, disponibilizando carregamento rápido de 800 V para assim recarregar cerca de 239 quilómetros em apenas 15 minutos. O SUV elétrico é também descrito como um ‘powerbank’ com a capacidade de carregar alguns dispositivos eletrónicos a partir da sua própria energia, graças à tecnologia ‘Vehicle-2-Load’.

Para fora do asfalto, a Kia irá oferecer também modos de condução dedicados, como o controlo de tração avançado com sistema Auto Terrain Mode.

Por outro lado, o CEO da Kia, Ho Sung Song, já confirmou o desenvolvimento de uma versão de alta performance, com o cunho GT, que pretende ser mais desportiva e que será lançada no início de 2025. Song refere que esse modelo está a ser desenvolvido para “redefinir o que é a performance num SUV elétrico”.

Sem substituir o Sorento, colocado num patamar distinto, o EV9 aponta a uma faixa de clientes mais jovem e com ordenados mais elevados (jovens executivos, sobretudo), que poderão escolher a Kia em detrimento de outras marcas. Neste tópico, referindo-se à perceção da Kia, tem havido uma melhoria substancial por parte dos potenciais clientes, sobretudo após o lançamento bem-sucedido dos seus modelos elétricos EV6 e Soul.

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