A Mazda revelou o seu primeiro híbrido Plug-in, o CX-60, que será também o modelo de estrada mais potente de sempre da marca japonesa alguma vez lançado na Europa, com 327 CV de potência combinada. Este novo modelo inspira-se fortemente nas tendências do Japão em termos de design e construção, mas é claramente orientado para os gostos dos clientes europeus.

Há mais um SUV no concorrido mercado europeu. O novo Mazda CX-60 PHEV recorre à evolução dos princípios de inteligência e elegância do design Kodo – sobretudo, com a aplicação do conceito japonês de Ma, reflexo da beleza calma e digna do espaço vazio – na forma de um SUV de motor dianteiro e tração às rodas traseiras.

Exclusivamente Mazda e profundamente enraizado no património japonês, o design dos interiores introduz o conceito Kaichou, um elemento de rutura que mistura diferentes materiais e texturas como madeira de plátano, couro nappa, têxteis japoneses unicamente trabalhados e detalhes cromados, e ainda o conceito Musubu, a arte de encadernação que foi a inspiração para as especialmente detalhadas costuras do painel de instrumentos.

O tratamento das madeiras a bordo reflete a estética japonesa de Hacho, um equilíbrio assimétrico, ou um desnivelado intencional. Os diversos padrões e fios dos tecidos respondem, de modo sensível, às alterações de luz, enquanto uma técnica japonesa de costura denominada Kakenui, cria ligações do tipo ‘costura suspensa’, com espaços entre os tecidos.

Ainda no interior, as tecnologias centradas no ser humano foram repensadas e refinadas para aperfeiçoar a experiência de condução ‘Jinba-Ittai’, com destaque para o novo ‘Mazda Driver Personalisation System’ (Sistema de Personalização do Condutor Mazda) que permite reconhecer o ocupante do banco do condutor, ajustando automaticamente o ambiente em seu redor (posição do banco, volante, espelhos, sistema head-up display, até mesmo as configurações de controlo sonoro e climático), adaptando-se à sua constituição física, bem como às suas preferências pessoais.

Primeiro híbrido de ligar à corrente

A gama da Mazda já conta com um modelo 100% elétrico, pelo que a possibilidade de ligação à corrente não é inédita, dada a existência do MX-30. Porém, este é o primeiro híbrido Plug-in, fruto de uma motorização que combina um bloco a gasolina de injeção direta Skyactiv-G 2.5, de quatro cilindros, com um motor elétrico de 100 kW, caixa automática de oito velocidades totalmente nova, e uma bateria de elevada capacidade de 17.8 kWh (355 V).

Esta combinação mecânica proporciona uma potência total do sistema de 327 CV e 500 Nm de binário, tornando-se no modelo de estrada mais potente que a Mazda alguma vez produziu. O Mazda CX-60 PHEV acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos, mostrando, em simultâneo, valiosas credenciais ambientais. O consumo de combustível arranca em 1,5 l/100 km e as emissões de CO2 nos 33 g/km (valores combinados no ciclo WLTP).

O Mazda CX-60 e-Skyactiv PHEV permite 63 quilómetros de condução exclusivamente elétrica, com o veículo a circular a 100 km/h ou menos.

Para conceber este novo SUV, a Mazda recorreu a uma plataforma evoluída, a Skyactiv Multi-Solution Scalable Architecture, a qual apresenta inúmeras melhorias que garantem uma melhor dinâmica de condução, graças à maior rigidez da estrutura, bancos que tornam ainda mais fácil a cada ocupante manter o equilíbrio enquanto o automóvel está a circular, uma suspensão que estabiliza a postura do veículo durante a condução, e um sistema Kinematic Posture Control (KPC), de controlo de postura do veículo, um exclusivo Mazda.
A colocação da bateria de alta tensão entre os eixos dianteiro e traseiro e o mais baixo possível dentro da estrutura do modelo garante ao novo Mazda CX-60 PHEV um centro de gravidade baixo. O sistema de tração integral permanente permite a transferência de binário entre os eixos com recurso a um veio.

Quanto à tecnologia de segurança e de assistência ao condutor, este novo SUV congrega o pacote de sistemas avançados i-Activsense, visando uma classificação de segurança Euro NCAP de cinco estrelas. Entre os destaques, a Mazda aponta sistemas como o ‘See-Through View’, um monitor de visão 360º de última geração, que melhora a visibilidade ao conduzir a baixas velocidades, o assistente de colisão para tráfego cruzado, sistema de Alerta de Colisão Dianteira com deteção de peões SBS-R (inclui travagem inteligente em cidade, também durante a marcha-atrás), o assistente de manutenção de faixa de rodagem, cruise control adaptativo inteligente e monitorização e aviso de saída de um veículo do ângulo morto.

Com o lançamento do CX-60 PHEV, a Mazda dá um passo importante rumo à sua ambição de se tornar totalmente neutra em carbono até 2050. Ao longo dos próximos anos a Mazda irá continuar a desenvolver a eletrificação através de uma vasta gama de novos produtos. O Mazda MX-30 REV, por exemplo, irá combinar um motor 100% elétrico com um gerador, alimentado por um motor rotativo, permitindo uma autonomia ilimitada. Em 2023, a Mazda irá lançar um novo modelo, maior do que o CX-60, contando com três filas de bancos.

No seu conjunto, ao longo dos próximos três anos, a Mazda irá apresentar cinco novos produtos eletrificados que espelham a sua arquitetura de plataforma multi-soluções. Após 2025, irá estrear a sua nova Skyactiv EV Scalable Architecture, uma tecnologia única que permitirá à Mazda construir, de um modo eficiente, automóveis elétricos de todas as dimensões, recorrendo a uma plataforma comum.

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