Na Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, já está em testes um novo sistema de radares que permite multar com base na velocidade média calculada entre dois pontos.

Aperta o cerco aos automobilistas em excesso de velocidade que travam apenas à passagem pelos radares. Novos dispositivos que conseguem aferir a velocidade média entre dois pontos estão previstos para reforçar a rede do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) em Portugal, já a partir deste ano.

Um destes equipamentos já está, inclusivamente, a ser testado na Ponte Vasco da Gama, com o intuito de aprovar a sua instalação naquela via, informação confirmada por fonte oficial da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em declarações ao Observador.

Localizados em parte incerta

Estes novos equipamentos, que serão utilizados pela primeira vez nas estradas nacionais, integram um conjunto de 30 novos radares que serão instalados de forma rotativa em 50 locais diferentes, aumentando para 110 o número de postos de controlo da rede SINCRO.

Dez destes novos dispositivos vão permitir o controlo da velocidade média entre dois pontos, e a ANSR já divulgou algumas das estradas onde estes radares serão colocados: EN5 em Palmela, EN10 em Vila Franca de Xira, EN101 em Vila Verde, EN106 em Penafiel, EN109 em Bom Sucesso, IC19 em Sintra, IC8 na Sertã.

Contudo, a mesmo a fonte garantiu que as suas localizações não são fixas, podendo variar entre 20 locais possíveis, sendo que os automobilistas serão sempre informados da presença destes radares através do sinal de trânsito H42 (em cima).