A Subaru desvendou o seu primeiro SUV totalmente elétrico, o Solterra, modelo que será lançado globalmente e que representa um ponto de viragem na estratégia da marca japonesa.

Procurando respeitar os requisitos de ‘diversão e paz de espírito’, o novo Solterra foi concebido em parceria com a Toyota, ao abrigo do acordo de cooperação entre as duas marcas, tendo como base uma nova plataforma global, neste caso denominado e-Subaru Global Platform, o que quer dizer que as dimensões e funcionalidades deste novo SUV se adaptam a todos os mercados globais.

O desenho agressivo e diferenciado tem como ponto focal a grelha dianteira hexagonal, que “expressa a eficiência energética de um veículo elétrico”. O interior conta com um painel de instrumentos em posição elevada, com um volante de formato tradicional, ao contrário da solução escolhida pela Toyota para o seu modelo, que é recortado na sua parte superior.

A bateria de iões de lítio com uma capacidade de 74.1 kWh está posicionada entre os dois eixos e sob o piso, permitindo assim utilizá-la como parte da estrutura do veículo e reduzir o centro de gravidade com benefícios dinâmicos.

Tecnicamente, o Solterra adota um novo sistema motriz que alimenta as rodas dianteiras e traseiras através de motores separados, no caso da versão de tração integral (AWD). Tirando partido da sua larga experiência nestes sistemas, a marca desenvolveu a tecnologia para controlar as quatro rodas de forma distinta para uma resposta mais ágil e segura, além de permitir diferenciar a entrega da potência para condições de motricidade mais desafiantes.

Como outros modelos SUV da Subaru, o Solterra conta com o controlo X-Mode AWD com função Grip Control para utilizações fora de estrada, nomeadamente em pisos de maior dificuldade.

Por enquanto, apenas são conhecidas as especificações para o mercado japonês. A versão de tração dianteira conta com um único motor no eixo dianteiro, para uma potência total de 150 kW (204 CV), enquanto a versão de tração integral (AWD) junta dois motores, um por eixo, com potências de 80 kW cada um, para uma potência combinada de 160 kW (215 CV).

De acordo com o protocolo de homologação local, uma carga chegará para uma autonomia de 530 quilómetros no caso da versão de tração dianteira e de 460 quilómetros na de dois motores e tração integral. O carregamento realiza-se a um máximo de 6.6 kW em tomadas AC e de 150 kW em postos de carga DC. O peso de ambos os modelos ronda igualmente as duas toneladas, com o FWD a apresentar 1930 kg e o AWD 2020 kg.

A estrutura robusta foi pensada para proporcionar igualmente uma elevada segurança em caso de embate, com a energia a ser dissipada através de múltiplos esqueletos de carroçaria, protegendo os ocupantes e a bateria.

O novo Solterra será lançado nos diversos mercados globais (incluindo a Europa, Estados Unidos, Japão e China) em meados de 2022.

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