Novo Taraschi é o BMW i8 mais caro de sempre

11/10/2020

Taraschi Berardo é, afinal, um desportivo de imagem retro com base no híbrido da BMW, a custar quase um milhão de euros…

 

Tazio Taraschi conseguiu trazer de volta a marca fundada em 1947 pelo seu pai, antigo piloto italiano, que empresta o seu nome ao desportivo Berardo, revelado num evento exclusivo no Museu Automóvel de Turim.

Trata-se de um coupé revivalista, desenvolvido com a colaboração da Squadra Corse Taraschi – equipa que se dedica à manutenção de modelos de competição da marca das décadas de 50 e 60 –, sobre a base rolante do BMW i8, que também ‘empresta’ o módulo híbrido plug-in.

No Berardo, o sistema que combina um motor 1.5 de três cilindros turbo a gasolina e unidade elétrica, anuncia potência combinada de 420 CV, mais 46 CV do que no desportivo da marca bávara. O ‘pulo’ considerável no rendimento foi conseguido através de simples alterações na eletrónica e ajustes no sistema de escape, sendo que a Taraschi não deverá ficar por aqui, prometendo o lançamento de novas versões até 520 CV. Para já, 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e 280 km/h de velocidade máxima.

Inspiração retro

Do visual futurista do BMW i8, apenas as impactantes portas de abertura vertical. Tudo o resto é novo… com inspiração no passado. O projeto do preparador italiano incluiu a substituição de praticamente todos os painéis da carroçaria por novos fabricados artesanalmente em alumínio pelos especialistas da Quality Cars e replicando o estilo do Taraschi 750 Sport da década de 50, que contava com o motor da moto BMW R75. As ‘mexidas’ implicaram também mudança nas proporções, sendo o Berardo consideravelmente maior do que o i8: 4,98 metros de comprimento contra apenas 4,69.

No interior, novas aplicações em madeira de mogno ajudam a compor o cenário revivalista no regresso à ação da Meccanica Taraschi, marca original de Teramo, na região de Abruzos, onde começou por fabricar carros de corridas com o nome Urania, a partir de componentes de outros fabricantes, usando por exemplo o chassis de um Fiat 500 Topolino.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.