Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Taycan Sport Turismo: Versatilidade desportiva pensada para o asfalto

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Taycan Sport Turismo é a mais recente variante de carroçaria do modelo elétrico desportivo da Porsche, apontando a uma utilização mais dinâmica combinada com a versatilidade oferecida em termos de carga. Trata-se da terceira versão do Taycan, juntando-se às carroçarias berlina e Cross Turismo. O primeiro a chegar ao mercado nacional, já no final de fevereiro, será o GTS, com as restantes versões previstas para meados de março.

Este novo modelo partilha com o Taycan Cross Turismo a sua silhueta desportiva e o design funcional, mas prescinde de qualquer elemento de design vocacionado para o todo-o-terreno. Está também disponível com tração traseira.

A altura da traseira do Sport Turismo é 45 mm superior à do Taycan e está disponível com uma altura adicional de 9 mm no banco do condutor. A porta traseira de grandes dimensões permite aceder à bagageira com facilidade. A abertura é muito mais profunda, com 801 mm, e mais alta, 543 mm, quando comparada com a berlina desportiva elétrica (434 mm e 330 mm, respetivamente).

A capacidade exata da bagageira depende do equipamento incluído. Em combinação com o pacote Sound Plus, a bagageira pode levar 446 litros (407 litros na berlina). Com o sistema de som Bose Surround (incluído de série a partir do Taycan Turbo Sport Turismo), chega aos 405 litros. Com os bancos traseiros rebatidos (na proporção 60:40), a capacidade sobe para os 1212 ou 1171 litros, respetivamente. Para além disso, existe ainda uma bagageira dianteira (‘frunk’) capaz de albergar 84 litros.

Teto panorâmico com controlo de luminosidade é novidade

O teto panorâmico com controlo de luminosidade vai estar disponível como um novo opcional no Taycan Sport Turismo. Uma característica especial deste equipamento é a proteção elétrica contra o brilho. A grande superfície em vidro está dividida em nove secções que podem ser controladas individualmente. Deste modo, secções específicas ou o tejadilho completo podem ficar transparentes ou opacos, neste último sem escurecer o interior do veículo.

Como complemento às definições ‘Clear’ e ‘Matt’, também podem ser selecionados os modos ‘Semi’ e ‘Bold’. Estes são padrões pré-definidos com segmentos estreitos ou largos. O sistema possui ainda uma configuração dinâmica ‘Roller Blind’, que ativa uma sequência entre secções individuais ao deslizar de um dedo sobre a imagem do tejadilho que é apresentada no ecrã.

Cinco opções de motorização

A gama, que estará completa na primavera, será composta por cinco versões distintas, com a variante de base a ser a Taycan Sport Turismo (simples) com 240 kW/326 CV e tração traseira, disponível opcionalmente com a bateria Performance Plus e 280 kW/380 CV. O preço começa nos 90.247€.

O Taycan 4S Sport Turismo terá 320 kW/435 CV e tração integral, disponível opcionalmente com a bateria Performance Plus e 360 kW/490 CV. O preço começa nos 111.850€.

O Taycan GTS Sport Turismo estará disponível com 380 kW/517 CV e tração integral, com o preço a começar nos 138.484€, ao passo que o Taycan Turbo Sport Turismo terá 460 kW/625 CV e tração integral, com o preço a começar nos 159.943€. Por fim, no topo da gama, o Taycan Turbo S Sport Turismo irá contar com 460 kW/625 CV e tração integral, com o preço a começar nos 194.383€.

O Taycan Turbo S Sport Turismo acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 260 km/h. A versão de maior autonomia é a Taycan 4S Sport Turismo, que percorre até 498 quilómetros de acordo com os dados WLTP. Ao fazer parte da última geração Taycan, os Sport Turismo com tração integral têm uma estratégia de propulsão particularmente eficiente. As funções de gestão térmica e de carregamento também foram melhoradas.

Os dois tipos de bateria disponíveis no Taycan Sport Turismo permitem carregamentos dos cinco até aos 80% em cerca de 22 minutos, conseguindo assim repor até 100 quilómetros de autonomia com um carregamento rápido de cinco minutos.

Novas tecnologias Remote Park Assist e Android Auto

O Taycan Sport Turismo volta a oferecer sistemas de infoentretenimento de alto nível. Com o opcional Remote Park Assist, o condutor consegue, sem estar no interior do veículo, controlar de forma remota a entrada e saída de um espaço de estacionamento. O sistema pode ser utilizado em lugares em paralelo, perpendicular ou em garagens. A tecnologia deteta de forma automática o espaço e faz as medições com o apoio de uma câmara e sensores ultrassónicos.

Por outro lado, desde a última atualização do modelo, o Android Auto foi integrado no Porsche Communication Management (PCM) que já contava com Apple CarPlay.

Destaque ainda para o assistente por voz, Voice Pilot, que tem uma melhor compreensão das instruções do condutor. O sistema de cálculo de trajeto está mais veloz, utiliza a pesquisa online para encontrar pontos de interesse (POI) e exibe a informação de forma mais clara. O melhorado Charging Planner permite um planeamento de carregamento rápido mais eficaz e evita paragens curtas de carregamento. Adicionalmente, as estações de carregamento podem ser filtradas por classe de desempenho.