Novo Tesla Roadster: Dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

17/11/2017

A Tesla aproveitou o lançamento do Semi para apresentar ao mundo a nova geração do Roadster, um desportivo elétrico de altas prestações que pretende bater qualquer modelo do género com motorização a gasolina.

Com prestações de excelência, Musk promete uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos: apenas 1,9 segundos. Continuando de pedal a fundo, atinge os 160 km/h em meros 4,2 segundos, um valor que é mais veloz do que muitos dos superdesportivos atuais na aceleração dos 0 aos 100 km/h. Conta com um conjunto de baterias com 200 kWh de capacidade, sendo-lhe atribuída uma autonomia estimada de cerca de 1000 km.

Com um estilo desportivo muito vincado, este Roadster é um 2+2 que se caracteriza pelo faróis dianteiros esguios e linhas muito arredondadas na carroçaria, inspirando-se, nalguns aspetos, em modelos como o Model 3. Porém, o Roadster é mais agressivo em termos visuais, como se percebe na secção traseira, onde impera o difusor de grandes dimensões que serve para manter o veículo ‘colado’ ao asfalto a altas velocidades.

Sem grandes receios, Elon Musk, o CEO da Tesla, quer que o novo Roadster seja capaz de bater todos os seus potenciais rivais desportivos com motores térmicos, seja a gasolina ou Diesel. Para o empreendedor americano, o objetivo deste Roadster é colocar, de uma vez por todas, fora de ação os modelos com motor a gasolina.

O custo do Roadster também será mais elevado do que o modelo de primeira geração que, recorde-se, tinha por base o Lotus Elise, embora com desenvolvimento próprio. Desde então, a Tesla tem crescido a olhos vistos, chegando a novos segmentos e abrindo as portas para novos mercados.

Para este modelo de nova geração, previsto para chegar em 2020, a marca terá um preço base de 200 mil dólares, havendo uma reserva de 50 mil dólares para quem quiser uma unidade. No lançamento haverá uma edição especial denominada Roadster Founders Series com um preço base de 250 mil dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.