‘Portugalidade’: nome feminino; qualidade do que ou de quem é português, conjunto de traços considerados distintivos da cultura e história de Portugal, sentimento de afinidade ou de amor por Portugal, in Infopédia Online. É sob este prisma que o renovado Volkswagen T-Roc, produzido na Autoeuropa, em Palmela, surge no mercado, abraçando com maior determinação a sua naturalidade. Com lista de equipamento mais preenchida e novos ajustes tecnológicos, o T-Roc está preparado para enfrentar uma lista de concorrentes cada vez mais numerosa. Nesta atualização de meio de ciclo, nem falta uma edição especial a evocar o espírito português.

A relevância do T-Roc vê-se em números: desde o seu lançamento em 2017, a Volkswagen já vendeu mais de um milhão de unidades deste SUV compacto. Só na Alemanha foram colocadas na estrada cerca de 180.000 unidades do T-Roc, enquanto à restante Europa terão chegado perto de 650.000.

Em Portugal, foi ganhando relevância e assumiu-se como o modelo mais vendido em 2021, com uma quota de mercado de 2,6% em comparação com os 1,7% de 2019 e de 2020. De toda a gama, representou 21,7% do total de modelos vendidos na marca em Portugal. Ou, para se compreender ainda melhor, um em cada cinco automóveis vendidos pela Volkswagen em 2021 foi um T-Roc.

Isto demonstra a que ponto o T-Roc se assumiu como um elemento-chave no portefólio da Volkswagen, confirmando a aposta da marca no segmento SUV, que conta já com uma mão cheia de propostas, juntando-se aos T-Cross, Taigo, Tiguan e Touareg. A ideia agora é consolidar o posicionamento do SUV compacto, que beneficia de uma série de melhorias tecnológicas e de equipamento para se manter na ‘crista da onda’.

Sem mexer no capítulo técnico (não há alterações no chassis ou na suspensão), o renovado T-Roc apresenta algumas novidades estéticas, como os novos para-choques, grelha dianteira retocada (com barra iluminada no caso de contar com tecnologia LED Matrix), faróis LED de série em todos os níveis de equipamento (LED Matrix é opcional), spoiler traseiro, farolins redesenhados com tecnologia LED e indicadores de mudança de direção dinâmicos e novas cores de carroçaria.

Para o interior, a marca operou algumas melhorias em termos de qualidade percebida, sobretudo com a aplicação de novo revestimento macio ao toque ‘slush’ no tablier (com pespontos duplos) e no painel das portas, tratando assim de eliminar aquela que era uma das suas principais críticas.

O painel de instrumentos Digital Cockpit de 8.0″ é também de série (havendo sistema mais completo Digital Cockpit Pro com ecrã de 10.25″ nos níveis mais elevados de equipamento). Entre os outros elementos novos, destaque ainda para o ar condicionado ‘Climatronic’ com função ‘touch’, nova moldura para o ecrã de infoentretenimento (com dimensão até 9.2”), bancos ErgoActive para maior conforto e nova alavanca da caixa DSG.

A bagageira apresenta 445 litros de base, podendo ser expandida até aos 1290 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros. O novo T-Roc pode ser equipado, opcionalmente, com abertura elétrica da porta da bagageira. Neste caso, a função ‘Easy Open & Close’ permite a abertura da porta da bagageira com a simples passagem do pé por baixo do para-choques traseiro.

Equipamentos reforçados

O renovado T-Roc conta com quatro níveis de equipamento, sendo que o base apenas chegará em 2023. No lançamento, portanto, há assim os níveis de equipamento Life e dois equivalentes de topo, o Style e o R-Line. Um dos objetivos da marca foi reforçar a oferta de equipamento mantendo o custo controlado. Face ao anterior modelo na versão Style, que não é a mesma Style que a atual (teria como equivalente o nível Life), o modelo surge mais equipado em elementos que terão um valor de 2000 euros mas com um aumento de preço bastante ligeiro.

Consoante o nível de equipamento, o tamanho do ecrã do sistema de infoentretenimento varia desde as 6.5”, 8.0” e 9.2”, quando em combinação com o novo sistema de Discover Pro. Desejando-se, o novo T-Roc pode estar sempre ‘online’. As funções We Connect Plus permitem a utilização de serviços digitais como o controlo natural de voz e o acesso aos serviços de streaming. Opcionalmente, as funções Apple CarPlay e Android Auto podem agora surgir integradas, sem uso de cabos, no sistema de controlo via o App-Connect Wireless.

Já os painéis interiores das portas são revestidos de série com tecido ou com pele sintética para as linhas de equipamento Style e R-Line. Adicionalmente, a linha de equipamento Style inclui agora bancos Comfort com elementos interiores em ArtVelours. Na lista de opcionais do R-Line, surgem agora os bancos desportivos topo de gama para os ocupantes dianteiros (antes só podiam ser encontrados no T-Roc R), além dos estofos em couro Nappa.

Adaptado ao mercado

Sem eletrificação, o T-Roc mantém a sua confiança máxima nos blocos de combustão interna, com uma gama de motores sobrealimentados. No evento de apresentação, Marília Machado dos Santos, diretora-geral da Volkswagen em Portugal, aponta que o mercado ainda ronda os 75% de modelos a combustão vendidos, pelo que o T-Roc estará assim adaptado aos interesses dessa maior fatia do mercado nacional. Para os demais, aponta, há uma outra gama de automóveis elétricos na família ID ou híbridos plug-in.

Assim, na base da gama está o 1.0 TSI de três cilindros com uma potência de 110 CV, a que se junta o 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 CV, podendo este ser associado à caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades (DSG).

O T-Roc mantém também a sua aposta nos turbodiesel, com duas ofertas assentes no motor 2.0 TDI de quatro cilindros, ora com 115 CV, ora com 150 CV. Este último também só estará disponível com caixa automática, enquanto a mecânica de menor potência estará associada a caixa manual de seis velocidades.

Atleta reformulado

No topo da gama T-Roc encontra-se a versão mais desportiva R, que também é produzida na Autoeuropa, sendo mesmo o modelo mais potente ali produzido. Tratando-se de um modelo de nicho, apela ao lado emocional, incorporando também as novidades estéticas e tecnológicas da demais gama do SUV.

Assim, beneficia de grelha do radiador com novo design e logótipo ‘R’, para-choques desportivos com assinatura e luzes diurnas LED, jantes em liga leve de 18″ Jerez (de série) ou jantes em liga leve de 19″ Estoril (opcional), suspensão desportiva rebaixada em 20 mm, spoiler R, sistema de escape Akrapovic com quatro saídas (opcional) ou discos de travão de sete pinças com logótipo ‘R’. No interior, também recebe as mesmas novidades que os outros T-Roc, destacando-se, no entanto, a luz ambiente em azul, o volante desportivo com patilhas integradas e botão tátil para ativar o modo ‘R’.

Mantém o motor 2.0 TSI de 300 CV e 400 Nm de binário em associação à caixa DSG de sete velocidades para prestações mais elevadas. O chassis também não recebeu novidades, persistindo o sistema de tração integral 4Motion, o que lhe garante uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 4,9 segundos.

Também o T-Roc Cabriolet será renovado, destacando-se as duas novas cores exteriores, os faróis dianteiros em LED de série (LED Matrix em opção), jantes de 19″, para-choques renovado e pacote de design Black Style. Este modelo apenas estará disponível em Portugal com motor 1.5 TSI de 150 CV e preço a partir de 38.770€.

Nova tecnologia de assistência

O T-Roc passa a integrar os novos sistemas de assistência à condução sob a marca IQ.Drive, sendo um dos elementos centrais o assistente à condução Travel Assist, que chega agora ao novo T-Roc pela primeira vez.

Este sistema assume a condução, travagem e aceleração do veículo até aos 210 km/h, recorrendo ao cruise control adaptativo e ao assistente de manutenção de faixa Lane Assist. Para verificar que o condutor mantém as mãos no volante durante esta função, o volante tem novas capacidades sensitivas.

Os preços da renovada gama T-Roc começam nos 28.863€ para o 1.0 TSI de 110 CV Life, nos 32.453€ para o 1.5 TSI 150 CV Life (34.148€ para este motor com caixa DSG) e nos 34.817€ para o 2.0 TDI 115 CV Life.


A sigla @pt em foco

Para sublinhar o seu sentido de pertença ao território português, a Volkswagen criou uma edição especial denominada T-Roc @pt que, de acordo com Marília Machado dos Santos, é um símbolo do orgulho da produção em Portugal, “acentuar a ‘portugalidade’ e o conceito de que é produzido em Portugal com os equipamentos que os nossos clientes mais valorizam. Dentro da oferta, concentramos os equipamentos que fazem mais sentido para o cliente nacional. Depois, tem a tónica da personalização para se distinguir”, assumindo que é uma versão muito orientada para os clientes particulares.

Com unidades em stock no lançamento, o T-Roc .pt pode ser encomendado, tendo por base o nível de equipamento Life, surgindo de série com o tablier revestido com material macio ‘slush’, sistema multimédia ‘Ready to Discover’, Digital Cockpit, faróis em LED, sistema ‘Easy Open/Easy Close’, tecnologia ‘Park Assist’, jantes em liga leve de 17” ‘Johannesburg’, vidros traseiros escurecidos, barras de tejadilho em preto e volante multifunções em couro.

A versão T-Roc @pt estará disponível com as motorizações 1.0 TSI 110 CV e 1.5 TSI 150 CV DSG, com preços de 29.866€ e 35.028€, respetivamente.

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