O novo Volkswagen Taigo está pronto para as encomendas no mercado nacional, assumindo-se como a proposta mais irreverente e direcionada para os jovens dentre os modelos do segmento A. Apenas estarão previstas versões a gasolina, com base nos motores 1.0 TSI de três cilindros e 1.5 TSI de quatro cilindros. Mas, o grande destaque deste novo crossover é mesmo o estilo.

Os responsáveis nacionais da Volkswagen apelidam o Taigo de CUV, que é mais um acrónimo pertencente ao mundo dos SUV e que faz alusão ao cruzamento entre os compactos e os SUV. Produzido na fábrica espanhola de Pamplona, o novo Taigo é apontado a um tipo de condutor mais jovem, que procura preço justo, equipamento, estilo e capacidade aventureira ocasional, como explica Rodrigo Carvalho, gestor de produto da Volkswagen.

A história do Taigo não é propriamente nova, sendo uma derivação direta do Nivus, um modelo que foi lançado em meados de 2020 no Brasil, tendo sido desenvolvido em parceria pelos dois irmãos gémeos Pavone, Marco e Carlos. O resultado foi um modelo de linhas dinâmicas com base na plataforma MQB-A0, a mesma que é utilizada nos T-Cross e Polo. Sob essa mesma base, o Taigo – porque na Europa todos os SUV da Volkswagen começam por ‘T’ – foi convertido e revisto nalguns aspetos, recebendo diversas alterações técnicas e tecnológicas para se coadunar com os gostos do Velho Continente.

Mais largo e mais longo do que o T-Cross, mas com a mesma distância ao solo, o Taigo ganha maior impacto visual. Mede 4266 mm de comprimento, 1494 mm de altura e 1757 mm de largura, sendo em todos os casos maior do que o Polo e o T-Cross. O desenho inspirado nos coupé fica especialmente visível a partir do pilar B para trás, com a linha de tejadilho a descer suavemente rumo à zona da bagageira, melhorando igualmente a habitabilidade nos bancos traseiros (dispõe de cinco lugares) e a capacidade da mala, com 438 litros, um valor bastante interessante para um SUV de cerca de 4,26 metros de comprimento.

A iluminação fica a cargo de tecnologia LED, tanto à frente, como atrás, com a possibilidade de dispor de sistema IQ.Light de matriz LED a partir do nível de equipamento Style, com uma barra iluminada ao longo da grelha dianteira, num elo de ligação com outros modelos da Volkswagen, como o Golf, Arteon ou Tiguan Allspace. Na traseira, os farolins ligados entre si por uma faixa horizontal dão uma sensação de maior largura e carácter. As jantes variam entre as 16 e as 18 polegadas, uma vez mais dependendo do nível de equipamento.

O que a marca não menorizou foi a sensação de qualidade percebida, pelo que todos os Taigo à venda em Portugal terão revestimento macio no tablier, havendo ainda no interior uma aposta no equipamento tecnológico, com Digital Cockpit de série com ecrã de 8.0 polegadas (o Digital Cockpit Pro de 10.25” está disponível em opção), sistema de infoentretenimento ‘Ready2Discover’ com ecrã de 8.0 polegadas de série (sistema de terceira geração que pode contar ainda com versão mais evoluída assente em ecrã tátil de 9.25” denominado ‘Discover Pro’) e novas inserções desportivas. A personalização é, aliás, uma das grandes apostas do Taigo, com oito desenhos de jantes e 14 cores exteriores com possibilidade de tejadilho a preto para contraste.

Ainda ao nível do infoentretenimento, a referida terceira geração do sistema tem a particularidade de já permitir a aquisição de funções ‘on demand’, ou seja, adquiridas posteriormente à aquisição, estando previstas atualizações de navegação, App Connect (Apple CarPlay e Android Auto), Voice control ou o cruise control adaptativo.

Em termos de segurança, o novo Taigo recebe muitos dos elementos mais avançados da marca (sendo este um dos pontos mais distantes do Nivus original), como o opcional IQ.Drive Travel Assist que oferece cruise control adaptativo (ACC) com referência aos limites de velocidade e de rota a partir do sistema de navegação, assistente de manutenção de faixa de rodagem (Lane Assist) e outros elementos para conseguir oferecer condução semiautónoma em autoestrada a velocidades até 210 km/h. Neste caso, o volante com superfícies capacitivas, tem de detetar as mãos do condutor para garantir que este permanece sempre atento à estrada (nível 2 de autonomia em definição europeia).

De série, os Taigo dispõem de sistemas como o Front Assist com travagem autónoma de emergência e Lane Assist, além de um airbag central para reforçar a segurança passiva.

Motores só a gasolina

A Volkswagen aposta em dois motores a gasolina, com três opções disponíveis, sempre sobrealimentadas (TSI), duas de três cilindros e uma de quatro cilindros.

O arranque das opções faz-se com o 1.0 TSI de 95 CV associado a caixa manual de cinco velocidades, sendo o mesmo motor utilizado para a variante de 110 CV, esta já em associação a uma caixa manual de seis velocidades (a caixa DSG de sete velocidades é opção). Por fim, a versão 1.5 TSI assume-se como a mais potente, com 150 CV, que lhe permite uma velocidade máxima de 212 km/h. Esta última estará disponível apenas em associação com a caixa DSG de sete velocidades.

Quanto ao equipamento, existirão três, com o Life a ser o de base, mas já com elementos com o Digital Cockpit de 8.0”, sensores de estacionamento traseiros, câmara traseira, jantes de 16 polegadas e ar condicionado, entre outros. Acima dessa estará a versão Style, já com jantes de 17 polegadas, iluminação IQ.Light Matrix, Travel Assist, Digital Cockpit Pro com ecrã de 10.25”, ar condicionado Climatronic de duas zonas e barras de tejadilho em preto. No topo, a versão R-Line, funcionando em termos de equipamento como um espelho da Style, mas com detalhes mais desportivos, como os para-choques na cor da carroçaria ou as barras do tejadilho em preto.


Preços
Life
1.0 TSI 95 CV – 23.526€
1.0 TSI 110 CV – 25.080€
1.0 TSI 110 CV DSG – 26.818€

Style
1.0 TSI 110 CV – 27.767€
110 TSI CV DSG – 29.497€
1.5 TSI 150 CV DSG – 33.510€

R-Line
1.0 TSI 110 CV – 28.838€
1.0 TSI 110 CV DSG – 30.525€
1.0 TSI 150 CV DSG – 34.476€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.