Novos Mini vão adotar um buldogue em cada carro

11/04/2023

Nova geração de automóveis elétricos da Mini vão adotar um buldogue inglês como assistente digital. Chama-se Spike e vai ser apresentado no Aceman Concept no salão de automóvel de Xangai, a partir de 15 de abril.

O Aceman Concept é o primeiro exemplo de um conceito que a marca britânica apelida de Charismatic Simplicity e que pretende conjugar o minimalismo com a sustentabilidade. O protótipo mede 4,05 m de comprimento por 1,99 m de largura e tem por base a nova plataforma Sportlight, que é desenvolvida em parceria com a Great Wall que vai servir de base ainda para a nova geração do Mini hatchback.

No interior, encontramos um ecrã central redondo onde é projetada, não só a instrumentação como o infotainment e será também onde vai “morar”, o novo avatar inspirado num buldogue inglês.

Por baixo do ecrã encontram-se alguns botões, incluindo o travão, o seletor da caixa, o dos modos de condução e do volume. Em complemento, há projetores que podem exibir informação, por exemplo, um mapa, no tablier. O Aceman recorre a sobretudo a revestimentos feitos a partir de tecidos reciclados e a um volante em verde aveludado.

“A Mini sempre será sempre sinónimo de emoções e experiências marcantes”. É por isso que agora estamos a levar o Spike para o futuro como um personagem digital. Ele não é apenas um teste de design, vai tornar-se num companheiro pessoal para a experiência dos utilizadores”, comentou Oliver Heilmer, chefe de design da Mini.