Modelos de sucesso amplamente comprovado, os Peugeot 3008 e 5008 renovam-se para fazer face aos novos concorrentes do segmento SUV. No entanto, como apregoa o conhecido provérbio popular, em equipa que ganha não se mexe. Ou, em alternativa, mexe-se muito pouco. Nos modelos da marca do ‘leão’, há novidades estéticas, mais equipamento e mais tecnologia, mas as mesmas características que fizeram dos originais exemplos bem-sucedidos. Os preços do renovado 3008 arrancam nos 32.450€ para as versões térmicas e nos 46.635€ para o híbrido. No caso do 5008, os preços arrancam nos 34.160€.

Com a ambição de se tornar na melhor marca generalista topo de gama do mercado, a Peugeot preparou uma renovação ligeira para a sua dupla de SUV dos segmentos C e D, sem alterar significativamente os parâmetros que lhe ofereceram o sucesso inicial: tanto o 3008, como o 5008 dispuseram desde o lançamento de elevados valores de vendas, o que mantiveram ao longo de todo o período de comercialização. Ou seja, apenas ligeiros retoques estéticos e melhorias tecnológicas que tornam ambos os SUV mais atuais.

Assim, mantiveram-se os pontos essenciais que representaram os modelos desde o arranque da comercialização: design, motores eficientes com versões híbridas plug-in, tecnologia e reforço das vertentes da qualidade percebida e conforto.

Cabeça de série: Peugeot 3008

Um dos modelos de maior sucesso do segmento C-SUV, o 3008 beneficia de elementos como a nova grelha dianteira sem moldura, integrada com os faróis (agora com tecnologia LED desde o acesso à gama), a que se juntam novos para-choques, novas cores e novos apontamentos específicos para os híbridos. As versões GT/GT Pack têm uma grelha específica, com design mais evoluído, acentuando a subida em gama das diferentes versões do modelo em matéria de estilo.

Na traseira, há farolins modernizados com tecnologia Full LED (incluindo a luz de marcha-atrás), com as já características garras 3D para uma assinatura de luz mais incisiva. As luzes de mudança de direção são progressivas. As óticas são revestidas com um vidro transparente fumado, que permite ampliar a faixa preta para ambas as extremidades do automóvel, dando assim um visual mais largo à traseira.

No interior, recebe o novo sistema i-Cockpit com ecrã de 12.3 polegadas, a que se junta ainda o ecrã central de 10 polegadas de alta definição, também ele uma novidade neste SUV. As versões híbridas plug-in têm uma tecla adicional específica, que permite o acesso ao menu das funções elétricas. Além disso, os materiais e revestimentos são também novos, havendo mesmo inserções em madeira nas versões de topo para uma maior sensação de qualidade.

Em termos de cores, o 3008 passa também a contar com duas novas opções, ambas em azul: o Azul Vertigo (que reforça a palete de cores envernizadas/nacaradas, juntando-se ao Vermelho Ultimate e ao Branco Nacré) e o Azul Celebes (de série), que completa com a oferta de tons metalizados Cinzento Artense, Cinzento Platinium e Preto Perla Nera.

Entre as funções tecnológicas, destaque para a opção ‘Night Vision’, que através da câmara dianteira consegue visualizar o ambiente à frente do veículo, alertando para o potencial de atravessamento de peões ou veículos à sua frente em condições de visibilidade reduzida. A capacidade do sistema garante a deteção até 200 a 250 m, além do alcance dos máximos, exibindo uma apresentação em infravermelhos ao centro do cluster digital, ou seja, no campo de visão do condutor, Noutra nota, os sistemas de condução semiautónoma, como o cruise control com função de stop & go, estão também disponíveis, a par de uma vasta panóplia de sistemas de segurança acessórios. Equipamento fundamental para quem aprecia a qualidade sonora, o sistema de som da Focal também pode ser equipado, com uma potência total de 515 Watts.

Motorizações atualizadas

Ao nível das motorizações, a Peugeot não abdica do seu lema de ‘escolha para todos’, com versões a gasolina, Diesel e híbridas.

A oferta inicia-se com o 1.2 PureTech de 130 CV, disponível tanto com caixa manual de seis velocidades, como automática de oito (EAT8), a que se junta também uma opção a gasolina 1.6 PureTech de 180 CV, apenas disponível com caixa automática EAT8. Nas opções a gasóleo, mantém-se o 1.5 BlueHDi de 130 CV, disponível tanto com caixa manual, como com caixa automática EAT8.

Por fim, os híbridos estão disponíveis em dois ‘sabores’, ou seja, em versões de 225 CV com tração dianteira e de 300 CV com tração integral (Hybrid4). O primeiro conta com um valor de emissões WLTP a partir de 29 g/km de CO2 e 56 quilómetros de autonomia elétrica, enquanto o segundo tem o mesmo valor de emissões com 59 quilómetros de autonomia em modo elétrico.

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 13.2 kWh no 3008 Hybrid4 de 300 CV e de 11.8 kWh no 3008 Hybrid de 225 CV, podendo usar-se dois tipos de carregadores, trazendo um carregador de bordo monofásico de 3.7 kW, de série, e outro de 7.4 kW, igualmente monofásico, opcional.

Os tempos de recarga estimados variam entre 1h45 com wallbox de 7.4 kW e carregador de bordo opcional de 7.4 kW, as 4 horas numa tomada reforçada (16A) com carregador de bordo de série (3.7 kW) e as 7 horas numa tomada doméstica standard (8A) com o carregador de 3.7 kW.

A Peugeot quer ainda tornar o custo total de propriedade (TCO/Total Cost of Ownership, em inglês) vantajoso nos modelos híbridos, apelando assim à transição energética mais acelerada nas empresas.

Três níveis de equipamento

A gama de equipamentos foi simplificada, com três níveis de base – Active, Allure e GT – mas outras três declinações intermédias com equipamento ligeiramente reforçado, apropriadamente denominados Active Pack, Allure Pack e GT Pack.

Os preços arrancam nos 32.450€ para o 1.2 PureTech de 130 CV com caixa manual e equipamento Active, enquanto o 1.5 BlueHDi no nível Active Pack tem um custo de 36.070€. Os híbridos descartam o nível de equipamento Active, pelo que apenas estão disponíveis com os equipamentos Allure e GT, com o preço de entrada para a versão de 225 CV a ser de 46.635€ e de 51.635€ no caso do híbrido mais potente de entrada.

Lotação esgotada para sete: Peugeot 5008

Líder entre os SUV de sete lugares no mercado nacional, o novo 5008 apresenta as mesmas características estéticas e tecnológicas do 3008, nomeadamente com os acertos visuais na dianteira (grelha sem moldura, monograma no capot e novos para-choques, bem como faróis com tecnologia LED), o mesmo se podendo dizer do interior. No fundo, como ‘irmãos’ que são, as soluções aplicadas no 3008 replicaram-se no 5008.

Também há novidades nas cores, com dois novos tons na gama 5008, uma Azul Celebes (que tal como no 3008 reforça a palete de cores envernizadas/nacaradas, complementando o Vermelho Ultimate e o Branco Nacré) e o castanho Metallic Copper, exclusivo do modelo, que passa a estar disponível como nova cor de série e completa a oferta de tons metalizados Cinzento Artense, Cinzento Platinium e Preto Perla Nera.

O interior dispõe das mesmas novidades que o 3008, com as adições de ecrãs de 12.3″ para a instrumentação e de 10″ para a consola central, tirando partido ainda de novos materiais e revestimentos. Destaque, porém, para a maior modularidade deste modelo, em comparação com o 3008, em virtude dos sete lugares independentes a bordo, com os da segunda fila a disporem de regulação em comprimento e em inclinação, enquanto os dois da terceira fila são escamoteáveis e removíveis.

Gama sem híbridos

Ao contrário do 3008, o 5008 surge apenas com motores térmicos, com uma gama de mecânicas a gasolina e Diesel com valores de emissões a partir dos 132 g/km de CO2, já de acordo com a norma Euro 6.3, a mais dura em vigor atualmente. Nas opções a gasolina, motor 1.2 PureTech de 130 CV com caixas manual de seis velocidades e automática de oito (EAT8) ou o novo 1.6 PureTech de 180 CV com caixa EAT8.

Na vertente Diesel, duas vertentes do motor 1.5 BlueHDi de 130 CV, com caixas manual de seis velocidades ou automática de oito, e uma assente no motor 2.0 BlueHDi de 180 CV com caixa automática.

Os níveis de equipamentos replicam os do 3008, com gamas Active, Allure e GT, com declinações Active Pack, Allure Pack e GT Pack.

Tanto o 3008, como o 5008 iniciam a sua comercialização no início de 2021, permitindo à marca francesa olhar para o ano que se apresta a arrancar com expectativas de manter o seu estatuto cimeiro nos respetivos segmentos.

Novo Peugeot 3008

PVP

Motores Térmicos

Active

1.2 PureTech 130 CVM6

32 450 €

Active Pack

1.2 PureTech 130 CVM6

33 250 €

1.5 BlueHDi 130 CVM6

36 070 €

Allure

1.2 PureTech 130 CVM6

35 450 €

1.2 PureTech 130 EAT8

37 350 €

1.5 BlueHDi 130 CVM6

38 270 €

1.5 BlueHDi 130 EAT8

40 570 €

Allure Pack

1.5 BlueHDi 130 EAT8

41 120 €

1.5 BlueHDi 130 CVM6

38 820 €

1.2 PureTech 130 CVM6

36 000 €

1.2 PureTech 130 EAT8

37 900 €

GT

1.2 PureTech 130 CVM6

38 000 €

1.2 PureTech 130 EAT8

39 900 €

1.6 PureTech 180 EAT8

41 900 €

1.5 BlueHDi 130 CVM6

40 893 €

1.5 BlueHDi 130 EAT8

43 120 €

GT Pack

1.2 PureTech 130 EAT8

42 400 €

1.6 PureTech 180 EAT8

44 400 €

1.5 BlueHDi 130 EAT8

45 620 €

Motores híbridos plug-in

Allure

HYBRID 225 e-EAT8

46 635 €

HYBRID4 300 e-EAT8

51 635 €

Allure Pack

HYBRID 225 e-EAT8

47 185 €

HYBRID4 300 e-EAT8

52 185 €

GT

HYBRID 225 e-EAT8

49 185 €

HYBRID4 300 e-EAT8

54 185 €

GT Pack

HYBRID 225 e-EAT8

51 685 €

HYBRID4 300 e-EAT8

56 685 €

Novo Peugeot 5008

PVP

Active

1.2 PureTech 130 CVM6

34 160 €

Active Pack

1.2 PureTech 130 CVM6

34 960 €

1.5 BlueHDi 130 CVM6

38 060 €

1.5 BlueHDi 130 EAT8

40.160 €

Allure

1.2 PureTech 130 CVM6

37 160 €

1.2 PureTech 130 EAT8

39 060 €

1.5 BlueHDi 130 CVM6

40 260 €

1.5 BlueHDi 130 EAT8

42 440 €

Allure Pack

1.2 PureTech 130 CVM6

37 740 €

1.2 PureTech 130 EAT8

39 640 €

1.5 BlueHDi 130 CVM6

40 840 €

1.5 BlueHDi 130 EAT8

42 940 €

2.0 BlueHDi 180 EAT8

49 940 €

GT

1.2 PureTech 130 CVM6

39 740 €

1.2 PureTech 130 EAT8

41 640 €

1.6 PureTech 180 EAT8

43 640 €

1.5 BlueHDi 130 CVM6

42 840 €

1.5 BlueHDi 130 EAT8

<<44 940 €

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