Radares que multam nos dois sentidos, radares que multam a mais de um quilómetro de distância e, agora, um radar inteligente que consegue detetar quando o condutor está o usar o telemóvel para fazer chamadas, enviar ou receber mensagens ou consultar a Internet.

Os sistemas de controlo do trânsito não param de evoluir e os mais recentes dispõem de tecnologias e câmaras especiais para multar quem ainda usa o telemóvel durante a condução. Mesmo que não esteja no ouvido.

A função destes radares que já operam com sucesso na Alemanha não é o controlo da velocidade, mas constituir um método alternativo e eficaz para ajudar a travar o uso indevido do telemóvel.

Estão montados de forma a que consigam oferecer uma imagem clara de tudo o que se passam no interior do habitáculo, através do para-brisas dos carros, para detetar situações em que os condutores estão a manusear algum objeto durante a condução. O software permite depois a captura de uma ou várias imagens, que são analisadas por uma equipa de especialistas, para perceberem se o condutor estaria a usar o telemóvel para consultar ou enviar mensagens.

Ainda antes de ser aprovado pelas autoridades alemãs, para já durante um período experimental de três meses, o novo sistema de radares anti-telemóvel foi testado com resultados esclarecedores: 10 condutores ‘caçados’ em menos de uma hora.