Publicidade Continue a leitura a seguir

Novos radares entram em funcionamento até março

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os novos radares de controlo de velocidade geridos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vão entrar em funcionamento até ao final do mês de março.

«O objetivo é que até ao final do primeiro trimestre deste ano possamos ter os novos 50 radares operacionais», confirmou à Lusa a secretária de Estado da Administração Interna.

Ainda de acordo com Patrícia Gaspar, o contrato para a instalação do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) já foi assinado e todo o processo está a ser implementado.

O novo sistema será instalado em 50 locais e juntar-se-á ao primeiro SINCRO que existe desde 2016, passando a contar-se com 110 radares de controlo de velocidade por todo o país.

A secretária de Estado da Administração Interna adiantou também que 30 desses radares permitirão detetar a velocidade instantânea e os restantes 20 são capazes de calcular a velocidade média num determinado trajeto.

O anúncio aconteceu à margem da cerimónia de apresentação dos dados provisórios de 2021 da sinistralidade e fiscalização rodoviária, com o registo de 28.868 acidentes, que provocaram 389 mortos, 2.093 feridos graves e 33.812 feridos ligeiros, uma diminuição de todos os indicadores em relação a 2019, mas um aumento face a 2020, à exceção das vítimas mortais