A eletrificação do automóvel depende do desenvolvimento de uma infraestrutura de carregamento que permita a democratização da tecnologia do futuro. E, mesmo quando a maioria dos carregamentos de veículos elétricos acontece em casa ou no trabalho, o setor está obrigado a acelerar a oferta de alternativas.

Em 2019, o número de postos acessíveis ao público para o carregamento de baterias em veículos elétricos registou um crescimento de cerca 60%, o maior aumento dos últimos três anos.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), o número de postos públicos de carregamento elétrico atingiu os 862.118 em todo o mundo. Na China, o maior mercado mundial de veículos de emissões zero, estão instalados mais de 60%…

«A China continua a liderar na oferta de carregadores acessíveis ao público, sobretudo carregadores rápidos, mais apropriados para as suas zonas urbanas densamente povoadas e com menos oportunidades de carregamento privado em casa», pode ler-se no relatório apresentado.

A mesma entidade revelou ainda que os carregadores rápidos representam já 31% do total da oferta.

Ainda à espera do ‘boom’ dos elétricos..

O crescimento da rede de abastecimento para veículos elétricos reflete a aposta na tecnologia do futuro, preparando a democratização da tecnologia e o anunciado ‘boom’ nas vendas de veículos elétricos, que de acordo com os dados revelados pela AIE, representaram apenas 1% das vendas globais de veículos nos doze meses do ano passado.

Enquanto, a implementação de uma infraestrutura pública é essencial para convencer os possíveis compradores de que existem muitas hipóteses de carregamento, espalhadas pelas ruas e acessíveis a todos.