Nutrinova renova apadrinhamento da Rudge Ulster do Museu do Caramulo

30/04/2023

A Nutrinova renovou o apadrinhamento da Rudge Ulster de 1937 do Museu do Caramulo.

Lançado em 2012, o Programa de Apadrinhamento do Museu do Caramulo visa criar uma associação mais directa entre as empresas ou particulares com os veículos da colecção permanente do museu, resultando em apoios orientados para a sua conservação e manutenção durante o período de um ano.

Sobre a Rudge Ulster (1937)

Uma das mais conceituadas marcas britânicas de motos de todos os tempos, a Rudge Whitworth, foi o resultado da fusão de dois fabricantes de bicicletas em 1894, que a partir de 1911 se iniciaram conjuntamente no fabrico de motos.

O primeiro modelo da Rudge foi apresentado em 1911 e vinha com um motor de 500cc de um cilindro, com válvulas de admissão à cabeça e válvula de escape laterais.

O êxito desta moto foi de tal forma confirmado junto dos motociclistas, que a marca passou, desde então, a alinhar em várias provas de estrada. Victor Surride chegou mesmo a bater vários recordes, na pista de Brooklands, ao ultrapassar a barreira dos 104 km/h, um verdadeiro feito para a época.

Em 1924, as motos Rudge passaram a ter motores de quatro válvulas à cabeça no seu cilindro (de 350 e 500cc de cilindrada), sendo típica a existência de dois tubos de escape, cada um saindo da sua válvula de escape.

Entretanto, a marca inglesa passou por Portugal e esteve representada na competição com inúmeros pilotos como Francisco e Ângelo Bastos, Manuel Bramão e Alexandre Black.

O modelo Ulster da Rudge tem a sua designação em homenagem à vitória conquistada no GP de Ulster, e que, naquela época, lhe conferiu o estatuto de ser a moto de estrada mais rápida do mundo.

A Rudge Ulster foi doada ao Museu do Caramulo por Carlos Sommer Champalimaud, a 27 de Maio de 1992 e é, muito possivelmente, uma das últimas Rudge produzidas, já que a fábrica inglesa cessou a sua produção de motociclos em 1939.