O Bugatti Chiron Pur Sport é caro? Espere para ver quanto custa cada visita à oficina!

30/11/2021

Óleos e filtros ao preço de um carro novo. Sem surpresa, os custos de manutenção do Bugatti Chiron Pur Sport não estão ao alcance do comum dos mortais.

 

Com produção limitada a 60 exemplares, o Bugatti Chiron Pur Sport foi criado para privilegiar a dinâmica e o comportamento em curva (ao contrário do Super Sport 300+, que está totalmente focado na velocidade pura), sendo mais leve, mais aerodinâmico e… caro do que o superdesportivo que lhe serve de base. O Pur Sport comercializou-se por preços a partir dos três milhões de euros, antes de impostos.

Mas se este é valor apenas ao alcance de muito poucas bolsas, imagine agora quanto vale a sua manutenção.

Muhammad Al Qawi Zamani, um cidadão malaio, fã da Bugatti, a viver atualmente em Singapura, questionou o concessionário da marca de luxo naquele país sobre a fatura a pagar por cada visita do Chiron Pur Sport à oficina. E os valores, publicados em euros num artigo do Carscoops (sem impostos, valores de mão de obra ou custos de transporte e correspondentes ao mercado de Singapura), impressionam.

Óleo e filtros: 21.271 euros!

A primeira revisão ao Bugatti Chiron Pur Sport acontece logo aos 14 meses ou 16 mil quilómetros. É possível selecionar o programa de assistência especial da marca, que envia uma equipa de 10 mecânicos ao domicílio, ou escolher o método tradicional de entregar o carro nas instalações da marca para a substituição do óleo do motor (Castrol Edge Fluid Titanium Technology SAE 10W-60), filtro e líquido de refrigeração e os bujões de escoamento – são 16 ao todo. Operação básica, que custará o mesmo que um bom utilitário novinho em folha: 21.271 euros.

A marca sugere que a cada 16 mil quilómetros se proceda ainda à troca das jantes (42.641 euros) e das pinças em titânio fabricadas em impressoras 3D (mais 50.318 euros).

A substituição do líquido de travões e a revisão de todo o sistema de travagem ronda os 50.000 euros.

Pneus

A cada 16/18 meses, a Bugatti sugere a substituição dos pneus e, aqui, as opções vão dos cerca de 6.000 euros que custam novos conjuntos de Pirelli Winter Sottozero 3, Michelin Pilot Sport PAX e Michelin Pilot Sport Cup 2 XL, aos mais de 35.000 euros pedidos pelos Michelin Pilot Sport Cup 2R, que foram criados especificamente para o Chiron Pur Sport.

Ao fim de 2 anos, os proprietários deste modelo da Bugatti devem agora montar quatro novos turbos Garrett, pela soma incrível de 22 170 euros. Mas, há ainda mais impressionante: depósito de combustível do Chiron, produzido numa borracha vulcanizada com kevlar, também tem de ser trocado. Mais 37.437 euros para faturar.

Para-brisas rachado ao preço de um BMW novo

Segundo Muhammad Al Qawi Zamani, a substituição do para-brisas do Bugatti Chiron Pur Sport custa 51.169 euros, mas sendo necessário trocar as escovas então há que somar mais 3240 euros.

Um risco, um toque, uma pequena batida que obrigue a repintar o superdesportivo representa uma despesa de 47.071 euros.

 

Fonte: Carscoops