A nível mecânico, estava equipado com o motor de seis cilindros em linha L28 de 2,8L de cilindrada, ainda da geração anterior, porém agora com apenas 135cv, devido à mudança para as normas SAE de medida de potência. Ainda assim, as prestações eram inferiores quando comparado com as do 240Z de 1970, muito devido às regras antipoluição que limitaram as prestações.
Em 1979, de modo a homologar o spoiler traseiro whale-tail no IMSA e SCCA, a Datsun lança a versão especial 280ZXR, limitada a apenas 1.001 exemplares, todos pintados na cor Silver Mist Metallic. Para além deste elemento, desenhado em conjunto com o piloto Don Devendorf, e da decoração especial, este modelo não tinha outra qualquer diferença em relação ao modelo tradicional.
Neste artigo encontramos um ainda mais especial Datsun 280ZXR, uma vez que está num estado igual a novo e percorreu até hoje apenas 15 milhas, cerca de 24km. Este automóvel foi entregue no concessionário St. Yves Motor Sales, em Berkley, Massachusetts, e continuou por lá até agora, integrando a colecção permanente do concessionário, mantendo ainda os pneus Bridgestone originais.
No próximo dia 11 de Janeiro de 2024 irá a leilão, num evento levado a cabo pela Mecum, em Kissimmee, não havendo ainda um valor estimado de venda. Juntamente com o automóvel, segue também um kit completo de autocolantes originais, assim como a placa informativa da edição especial para o concessionário.