O filtro de partículas vai chegar aos automóveis elétricos

16/10/2022

Depois dos Diesel, os filtros de partículas começaram a ser montados em veículos com motores a gasolina, mas futuramente podem surgir em automóveis elétricos, com novas funções.

Mais de 80% da poeira no tráfego rodoviário é causada por travões, pneus, ou abrasão da estrada. As partículas de pó mais pequenas, praticamente impercetíveis a olho nu, com um diâmetro de apenas 10 micrómetros, podem ser facilmente inaladas e são altamente prejudiciais à saúde humana e meio ambiente.

Atualmente, Audi está a colaborar com o fornecedor MANN+HUMMEL no desenvolvimento de um filtro de partículas para automóveis elétricos, um dispositivo que recolhe as partículas da área circundante.

De acordo com a marca alemã, “tanto durante a condução como no carregamento, este irá ajudar a melhorar a qualidade do ar das cidades”.

O filtro para a frente do veículo recolhe as partículas do seu ambiente; funciona de forma semelhante aos sistemas estáticos que já estão em uso em algumas cidades.

A versão móvel assegura não só a absorção das próprias emissões do automóvel, tais como as de um Audi e-tron, mas também as de outros veículos – precisamente onde são geradas.

O projeto piloto foi lançado em 2020 e vai decorrer durante um período de quatro anos, explica Fabian Groh, Gestor de Projeto em Desenvolvimento de Sistema de Fixação na Audi: “Este filtro de partículas é um exemplo da nossa procura por inovação para o benefício de todos e de uma colaboração bem-sucedida com fornecedores especializados. Já estamos a fazer muito, por nossa própria iniciativa. Prevemos que futuramente se torne também um requisito legal.”, afirmou.

O filtro é integrado no fluxo de ar existente no veículo à frente do radiador, de modo que apenas sejam necessárias algumas modificações no veículo, mantendo os custos baixos.