O Lamborghini DL30C com três rodas capaz de circular em estrada

19/05/2024

Ferruccio Lamborghini fundou a Lamborghini Trattori em 1948, com o objectivo de produzir precisamente tractores para os agricultores italianos no pós-Guerra, convertendo veículos militares obsoletos para esse efeito. Durante os anos 50 e 60 a empresa tornou-se bastante importante no seu mercado, levando Ferrucio a seguir o seu sonho, iniciando assim a produção de automóveis desportivos em 1963 com a criação da Lamborghini Automobili.

Com o modelo DL25 a Lamborghini lançou a sua versão Crawler, conhecida por DL25C, a qual em vez de rodas tinha lagartas de aço, pois os tractores passavam grande parte do seu tempo nos campos. No entanto, havia um senão: estes não poderiam circular na via pública, pois as lagartas danificavam o asfalto.

Para resolver esta questão, a Lamborghini iniciou o desenvolvimento de uma solução, com base no seu modelo DL30C, no qual aplicava um kit de três rodas suplementares, duas atrás e uma na frente, que poderiam ser accionadas para circular na estrada.

No fim de contas, este sistema aumentava a complexidade do trator, incrementando o custo de produção e levando dessa forma a que o projecto nunca avançasse. Pensa-se que terão sido construídos dez exemplares e não se sabe quantos sobreviveram até aos nossos dias – todos eles eram, porém, pintados de amarelo.

Os modelos DL30C estavam equipados com motor diesel de dois cilindros e uma cilindrada de 1,8L, capaz de produzir 30cv de potência. Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades.

Presente neste artigo está um dos dez protótipos produzidos do DL30C equipado com o kit de rodas extra de 1958. Foi submetido a um profundo restauro que o deixou num estado igual ou melhor que novo.

No passado dia 2 de Fevereiro foi levado a leilão, através da Artcurial aquando do Salão Rétromobile, sendo vendido por 47.680 euros.

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