O motor rotativo mais pequeno do mundo cabe na palma da mão e faz 30.000 rpm!

24/06/2022

Os motores rotativos (Wankel), embora oferecessem boas prestações, tinham consumos elevados, pelo que, após a crise petrolífera de 1973-74, tornaram-se menos atrativos para o mercado. Neste contexto, a Mazda tomou a decisão de abdicar progressivamente destas mecânicas na maioria dos seus modelos, até que os abandonou por completo, tal como outros construtores. Mas a tecnologia manteve-se viva – o Mazda RX-8, lançado em 2003, foi a rampa de lançamento de muitas inovações de engenharia que se seguiram, destacando-se os modelos com motor rotativo a hidrogénio e a sua utilização também como extensor de autonomia em elétricos.

Hoje, ninguém sabe quando e como os motores Wankel poderão regressar à estrada, mas enquanto não acontece o canal de YouTube com o nome Warped Perception dedica aos adeptos da tecnologia esta pequena obra de arte. Nada menos do que o motor rotativo mais pequeno do mundo, um minúsculo propulsor fabricado pela Toyan Engine, capaz de caber na palma de uma mão, com apenas 2,4 centímetros cúbicos de cilindrada, e a funcionar como faria o motor de um Mazda RX-8.

De acordo com o vídeo abaixo este motor faz 30.000 rpm – em condições ótimas desenvolve 0,72 CV de potência às 14.800 rpm, mas sem limitador a mecânica de menos de meio quilograma atinge regime muito mais elevado.
A não perder: