O mundo automóvel através da arte de Katie Hounsome

07/11/2022

O design de pósteres de eventos esteve em voga nos últimos anos e a famosa Colecção Shuttleworth criou uma série de designs numa parceria com a ilustradora, Katie Hounsome.

A variedade dramática de aviões e veículos ilustrados inspirou Hounsome e, combinado com cores gloriosas, estas obras evocam de uma maneira incrível a era da pré-guerra que a artista tanto admira. As influências de Hounsome são várias e vão desde pósteres do Grande Prêmio do Mônaco até a arquitetura de meados do século passado.

A artista sempre teve uma paixão por arte e comenta, “Durante as férias da minha infância numa eu levava sempre as minhas canetas e papel. Sempre tive uma paixão por desenhar.”

 

O seu talento criativo levou a que frequentasse uma escola de arte seguido de um diploma no London College of Communication, onde se especializou em publicidade. “A maior parte do curso era sobre desenvolvimento e implementação de ideias de marketing, mas no sempre quis seguir o ramos da ilustração”, diz Hounsome.

O estilo da artista passava por desenhar ideias iniciais para os seus clientes mas a introdução do Procreate, uma aplicação digital, levou-a a desenvolver uma nova técnica, “Durante uma viagem, até Londres, usei o Procreate no meu telefone e gostei muito”, comenta.

Agora como freelancer e a residir em Biggleswade, Hounsome faz visitas regulares à colecção Shuttleworth. De forma entusiaste disse, “É um óptimo lugar com muitas coisas para me ocupar, e os funcionários estão sempre prontos a ajudar. Numa visita, comecei a desenhar um Spitfire e que, mais tarde, transformei num póster. “Depois de publicar esse trabalho no Instagram, a equipe da Shuttleworth entrou em contacto comigo sobre o design de alguns trabalhos de publicidade. Tudo começou a partir desse momento.”

Hounsome abrange diversos temas que incluem o ‘Jubilee Flying Circus’ até ao ‘Fly Navy’. Quando sabem que veículos irão fazer a sua aparição é dada à artista o material de referência para ela começar a fazer a composição do póster.

O novo clientes desta talentosa artista é a Silverstone Auctions, e vários clientes particulares e regulares que desejam um póster único para o seu automóvel clássico. Mas a ilustradora não fica só pelos pósteres e o seu trabalho já expandiu para capas de livros e gráficos de cervejarias.

Entre as suas encomendas mais recentes podemos encontrar os quatro pósteres que celebram os vários designs de Tom Karen, elaborados para uma exposição no The Museum at One Garden City.