Mesmo quando empresas de todo o mundo aceleram o desenvolvimento de protótipos voadores para as grandes cidades, o futuro em que os carros poderão passar da estrada para os ares para poupar tempo aos utilizadores está muito distante. Contudo, na BMW, o céu já não é o limite.

O construtor bávaro, através da sua divisão de mobilidade elétrica, a BMW i, em parceria com a Designworks e Peter Salzmann, premiado paraquedista e saltador austríaco, desenvolveu e construiu um fato voador equipado com motor elétrico para voar sem emitir gases de escape a impressionantes 300 km/h!

O sistema mecânico deste fato de voo eletrificado pela BMW dispõe de duas hélices em carbono que atuam como impulsores, cada um com uma potência de 7,5 kW (cerca de 10 CV), que se movimentam a uma velocidade de 25.000 rotações por minuto e com uma potência conjunta de 15 kW disponíveis durante cerca de 5 minutos.

A BMW revelou que o projeto nasceu do objetivo de Peter Salzmann em elevar esta categoria do desporto a um novo nível. Com um fato com asas, os saltadores podem alcançar velocidades superiores a los 100 km/h. Ao adicionar-lhes um sistema de propulsão elétrico, podem triplicar essas performances.

No voo inaugural, o austríaco saltou de um helicóptero a uma altitude de 3.000 metros.