O protótipo perdido do Tucker Convertible

08/08/2022

A Tucker foi fundada por Preston Tucker, em 1944, de modo a oferecer à população americana um automóvel diferente no pós da Segunda Guerra Mundial, e capaz de combater com as três grandes marcas, nomeadamente a Ford, a General Motors e a Chrysler.

Os Tucker 48, também conhecidos por Tucker Torpedo, eram tudo isso, diferentes em vários aspectos, principalmente no campo da segurança, pois estavam equipados com cintos de segurança, tablier forrado, travões de disco, para-brisas que saltava em caso de acidente, barras de reforço no tejadilho, motor montado na traseira, entre muitos outros. Infelizmente, a produção propriamente dita nunca arrancou, sendo produzidos somente 51 exemplares entre 1947 e 1948, com apenas 36 produzidos antes da empresa fechar, pois os restantes foram montados pelos funcionários com as peças que ficaram em stock.

A empresa fechou, não por má gestão, mas sim porque houve uma queixa que indicou Preston por crimes de fraude fiscal, apenas porque ele idealizou uma maneira diferente de adquirir os seus automóveis, onde os compradores poderia comprar um acessório e ser-lhe sorteado um exemplar acabado de produzir, ao invés de estar na lista de espera. Posteriormente, Preston iria ser dado como inocente, mas os estragos já estavam feitos.

Os motores utilizados nos Tucker, designados por Franklin O-335, eram produzidos por uma empresa designada de Air Cooled Motors, que produzia motores em alumínio para helicópteros. Preston adaptou o motor para o poder utilizar no seu automóvel, convertendo o arrefecimento a ar para refrigeração líquida. O motor era um seis cilindros boxer, de 5,5 litros de cilindrada, debitando 150cv. Toda a mecânica foi desenvolvida para poder ser retirada em 15 minutos, para assim os clientes, quando tivessem algum tipo de problema no motor, este ser retirado e ser montado um motor de empréstimo enquanto o seu estava a ser reparado, para assim os proprietários não esperarem pelo seu automóvel.

Presente neste artigo está o que se pensa ser o único protótipo do Tucker Convertible de 1948, com o chassis número #1057, desenvolvido e parcialmente construído enquanto a empresa iniciava o seu lançamento, nunca tendo sido terminado devido ao encerramento prematuro da mesma.

Este é um dos exemplares mais controversos da história da Tucker, pois a sua existência é interrogada por vários historiadores, pois se há quem diga que este é o protótipo do Tucker Convertible, designado por “Vera”, também há evidências de que se trata de um protótipo do Tucker 49, o modelo que seria lançado em 1949, mas que nunca o chegou a ser. O que é certo, é que o chassis foi todo reforçado para poder ser removido o tejadilho e, segundo consta, este trabalho foi elaborado pelos próprios engenheiros da Tucker e pela Lenki Engineering, que já tinham produzido o primeiro protótipo para a Tucker. No final de contas, é inegável que é um automóvel único.

O Tucker Convertible ficaria vários anos por terminar, pois foi adquirido por um funcionário que nunca o conseguiu acabar, sendo completado apenas em 2010 pela Benchmark Classics, fazendo com que seja o último Tucker a ser terminado, aumentando o número de exemplares construídos para 52. Até agora percorreu apenas dez milhas, cerca de 16 quilómetros.

Este mesmo protótipo está à venda, há já vários anos, na Accelerate Auto Group por 2,5 milhões de dólares, cerca de 2,4 milhões de euros.

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