O Q Boat utilizado por James Bond no filme “The World Is Not Enough”

03/11/2022

O filme “The World Is Not Enough”, conhecido em português como “007 – O Mundo Não Chega” foi o 19º filme da saga de James Bond, lançado em Portugal a 3 de Dezembro de 1999. O agente secreto é interpretado por Pierce Brosnan e uma das cenas mais marcantes do filme é a perseguição de barco, no rio Thames, onde Bond utiliza um modelo produzido para o efeito, o Q Boat. Este mesmo barco é utilizado numa perseguição de 14 minutos nas cenas iniciais, a maior até à altura num filme do 007.

O Q Boat era um modelo protótipo equipado com um motor V8 a gasolina de 5,7 litros de cilindrada e 300cv de potência, acoplado a motores a jacto, podendo atingir os 160 km/h. Como seria de esperar tem vários equipamentos disponíveis, como navegação por GPS e modo submersível. Ao nível do armamento, está equipado com torpedos, duas metralhadoras de calibre .30 e seis lançadores de granadas.

No total, 15 Q Boat foram produzidos pela Riddle Marine, de Idaho, nos EUA, desenhados por Peter Lamont. Os acabamentos eram feitos já no Reino Unido, nos estúdios da Pinewood. Apenas quatro dos 15 exemplares eram totalmente funcionais, os restantes eram apenas modelos estáticos. De todos, apenas nove sobreviveram às filmagens e existem na actualidade.

Presente neste artigo está o exemplar que foi utilizar para efectuar as filmagens da perseguição, sendo por isso, totalmente funcional na altura das filmagens e está equipado com os torpedos na frente. No passado dia 28 de Setembro, foi levado a leilão, num evento oda Christie’s para venda de vários materiais de James Bond, sendo vendido por 126 mil libras, cerca de 144 mil euros. No entanto, todo o equipamento que fazia com que o Q Boat fosse funcional foi retirado, não podendo circular.