O Renault 5 original é um automóvel que tem uma forte ligação emocional com Portugal. Lançado em 1972, como um carro económico com baixos consumos em resposta à crise petrolífera, atingiu a notável marca de nove milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Por cá, desde 1980 liderou o mercado durante oito anos, tendo inclusive sido fabricado em solo nacional, na fábrica da Renault em Setúbal.

 

O pequeno território do Mónaco é conhecido pela elevada concentração de automóveis superdesportivos. No entanto, durante a apresentação internacional foi o pequeno Renault 5 elétrico que fez os monegascos e turistas virarem as cabeças enquanto o conduzíamos pelas ruas do Principado.

Design e estética
A Renault manteve-se fiel às raízes do design do Renault 5 original, apresentando um visual nostálgico com atualizações modernas. Com uma grelha de inspiração retro, iluminação minimalista e cavas das rodas arrojadas, o exterior tem um charme acessível que recorda o modelo clássico. No interior, apesar da inspiração no modelo original, o design do habitáculo é contemporâneo, com materiais sustentáveis e tecnologia suficientemente relevante no panorama atual dos veículos elétricos.

Desempenho e autonomia
É possível escolher entre uma bateria de 40 kWh ou 52 kWh para alimentar o motor elétrico de 110 kW instalado no eixo dianteiro da versão de lançamento do Renault 5 E-Tech Electric. Mais tarde juntar-se-ão unidades motrizes com 90 kW e 70 kW, sendo esta a que terá um preço de 25 mil euros. A autonomia prevista de cerca de 312, ou 410 quilómetros (WLTP) só é possível com a tecnologia de iões de lítio, já que a densidade energética das LFP não é suficiente para obter a mesma energia para o tamanho da plataforma do Renault 5.

Interior e conforto
O habitáculo do Renault 5 é espaçoso para um automóvel compacto, sobretudo nos lugares da frente com muitas opções de arrumação. Os bancos são confortáveis, mas a fila traseira é apertada mesmo para adultos de estatura média, o que é comum no segmento. Já a bagageira destaca-se ao disponibilizar 326 litros de capacidade. A tecnologia a bordo inclui um sistema de infoentretenimento intuitivo com Android Automotive e navegação com Google Maps, um painel de instrumentos para o condutor e um ecrã multimédia, ambos com 10 polegadas e opções de conetividade com suporte para Android Auto e Apple Car Play sem fios. De série temos a companhia virtual de um avatar que responde pelo nome de “Reno”, potenciado com ChatGPT que pode ser utilizado para nos entreter com charadas, obter direções para um posto de carregamento ou sugestões para otimizar a autonomia. Na prática tivemos alguma dificuldade em convocar o “Reno”, talvez por causa do nosso sotaque. Conta ainda com os sistemas de segurança ADAS comuns que já são padrão na maioria dos carros atuais.

Experiência de condução
Na estrada, o Renault 5 E-Tech Electric é bastante ágil. Graças à afinação do chassis, da suspensão com eixo traseiro multilink e ao seu peso reduzido – pesa apenas 1449 kg, demonstrou ser capaz de lidar com estradas de montanha sinuosas sem problemas com um bom ritmo. Por outro lado, lida bem com os solavancos das lombas e buracos, proporcionando uma condução suave e estável, mesmo em superfícies irregulares. O seu tamanho compacto facilita a circulação no meio urbano, enquanto o seu pequeno raio de viragem é uma mais-valia para os espaços apertados.

Carregamento
O Renault 5 E-Tech Electric tem a possibilidade de alimentar qualquer tipo de aparelhos elétricos que possam ser ligados à tomada com a funcionalidade V2L. A reposição de energia é conveniente e permite que a bateria seja carregada até 100 kW, demorando menos de 30 minutos dos 10-80% num posto DC de alta velocidade.

Veredicto
O Renault 5 E-Tech Electric revive com sucesso um clássico nostálgico, tornando-o relevante para a era moderna sem perder o seu encanto. Ideal para quem procura um veículo elétrico compacto e elegante para as deslocações urbanas. Apesar de não ser um desportivo, é capaz de proporcionar uma experiência de condução divertida e eficiente que é difícil de bater na sua gama de preços. Disponível a partir de 33 000 euros, versão Techno 150 cv.