O único exemplar produzido por Röhr Tatzelwurm

03/03/2023

A Röhr foi uma fabricante de automóveis alemã, fundada em 1926 por Hans Gustav Röhr, juntamente com um investidor, Hugo Greffenius, para a produção de um automóvel desenhado por Hans, o Röhr 8. Hans já tinha mostrado os seus dotes de desenho e engenharia, quando desenhou sozinho um avião bastante avançado em 1912 com apenas 17 anos. Apesar dos automóveis Röhr serem bastante avançados e sofisticados, a empresa não conseguiu ultrapassar a Grande Depressão e foi obrigada a declarar falência.

Em 1931 o nome Röhr foi ressuscitado, agora com novos investidores, e foi denominada Neue Röhr AG, com o desenvolvimento de um automóvel com base no Tatra 75, denominado Röhr Junior, que apesar de ser mais barato, indo de encontro com as necessidades da sociedade na época, continuava a ser bastante avançado, como é exemplo a suspensão independente na frente e traseira e o seu motor boxer de quatro cilindros arrefecido a ar de 1,5L de cilindrada. Infelizmente, a empresa foi obrigada a fechar portas pelos Nazis, devido ao quadro de investidores ter presente judeus.

Presente neste artigo está um automóvel praticamente desconhecido do mundo, o Röhr Tatzelwurm, nome derivado de uma criatura mítica. Foi desenhado e produzido por Karl-Wilhelm Ostwald, com base num chassis não utilizado de um Röhr Junior, sendo bastante avançado e aerodinâmico para a época, tendo em conta que foi criado em 1933, nomeadamente as rodas cobertas com a carroçaria e os faróis integrados. O interior conta com quatro lugares e a possibilidade de abrir a capota, para a entrada de ar para o habitáculo.

O Röhr Tatzelwurm acabaria por nunca entrar em produção e apenas um protótipo foi produzido. Esse exemplar único ficou na posse de Ostwald e da sua família por quase 40 anos, até ser adquirido por um coleccionador.

No passado dia 3 de Fevereiro foi levado a leilão através da Artcurial, aquando do Salão Rétromobile, sendo vendido por 38.144 euros. Juntamente com o automóvel seguiu toda a documentação original, incluindo o planeamento para a construção deste exemplar único.