O único Ferrari Enzo pintado na cor Nero Opaco

06/12/2022

O Ferrari Enzo, também conhecido por Enzo Ferrari em honra ao fundador da marca italiana, foi concebido para implementar a tecnologia da Fórmula 1 para a estrada. De entre outros pormenores, o Enzo foi construído com uma carroçaria em fibra de carbono, caixa de velocidades robotizada e travões de disco produzidos em carboneto de silício reforçado com fibra de carbono, além destas tem ainda aerodinâmica activa.

O seu desenho estava a cargo dos estúdios da Pininfarina, mais concretamente de Ken Okuyama. No total, apenas 399 unidades foram produzidas, todas vendidas a clientes Ferrari, principalmente quem já tinha adquirido um F40 ou um F50.

Para a locomoção do Enzo, está o motor V12 Tipo F140 B de 6,0 litros de cilindrada, capaz de desenvolver 660cv às 7800rpm e 657Nm de binário às 5.500rpm. Tal como dito na introdução, este motor está acoplado a uma caixa manual robotizada da Graziano Trasmissioni, com seis relações.

Presente neste artigo está um Ferrari Enzo muito especial, pois foi o único pintado na cor Nero Opaco e o primeiro hipercarro da marca do Cavallino Rampante pintado numa cor opaca, muito antes de existir o departamento Taylor Made.

Como não poderia deixar de ser, esta unidade especial foi encomendada por um membro da família real de Brunei, já com uma longa tradição em pedidos especiais na sua vasta colecção. Inclusivamente, poucos eram os que conheciam este exemplar, incluindo os mais aguerridos aficionados da marca.

A construção deste Enzo teve início a 8 de Junho de 2004 e terminou a 18 de Outubro do mesmo ano. O interior continua com a mesma cor, aplicada nos bancos e carpetes. Foi levado para Londres, onde permaneceu na residência da família e circulava com pouca regularidade.

Recentemente, foi submetido a um pequeno restauro da pintura e de outros pormenores na Carrozzeria Zanasi, no valor de 110 mil euros. Agora, com apenas 5750 quilómetros percorridos no odómetro irá a leilão através da RM Sotheby’s, num evento privado e fechado entre 5 e 7 de Dezembro. O leilão não terá valor mínimo de reserva e não é conhecido o seu valor estimado de venda, mas sem dúvida que será elevado tendo em conta o exemplar especial em questão.