Oito invenções nazis que os EUA adoptaram após a guerra

25/10/2022

Aos vitoriosos cabem os despojos da guerra. Depois de a Alemanha nazi ter sido derrotada houve muito espólio que interessou aos Aliados. Conheça em baixo oito invenções do regime de Adolf Hitler que os americanos aproveitaram após a sua vitória na Segunda Guerra Mundial.

1. Armas guiadas

despojos_1

Em vez de um radar, o torpedo Zaunkoenig usava ondas de som sub-aquáticas para localizar o alvo.

2. Mísseis de longo alcance

despojos_2

O V-2 foi uma das duas armas de longo alcance implantadas pelos alemães, sendo a outra a bomba voadora V-1. Tanto o V-1 como o V-2 foram lançados aos milhares, principalmente contra Londres e Antuérpia.

3. Unidades aéreas

despojos_3

Os alemães empreenderam o que pode ser chamado de primeiro “ataque” aéreo na história a 12 de Março de 1938, quando pára-quedistas alemães se apoderaram de um aeródromo em Wagram, Áustria, durante o Anschluss, a tomada pacífica da nação do esqui.

4. Helicópteros

despojos_4

Produzido por Anton Flettner para a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, o Flettner FI 282 Kolibri (Hummingbird) tinha como funções o reconhecimento aéreo e o transporte de itens entre navios.

5. Foguetões

despojos_5

Após a Segunda Guerra Mundial, o Gabinete de Serviços Estratégicos lançou a Operação Paperclip, um programa em que mais de 1500 cientistas, engenheiros e técnicos germânicos da Alemanha nazi e outros países foram levados para os Estados Unidos para ficarem a trabalhar em terras de Tio Sam.

6. Metanfetamina

despojos_6

Pervitin foi a versão inicial de algo que, nos dias de hoje, tem o nome de metanfetamina cristalina. Ficou coloquialmente conhecido entre as tropas alemãs como “Stuka-Tablets” e “Herman-Göring-Pills”.

7. Motor a jacto

despojos_7

O Messerschmitt Me 262 foi o primeiro avião de combate operacional a jacto a nível mundial e também o primeiro combatente a jacto produzido em massa. O primeiro voo bem-sucedido de um Me 262 teve lugar a 18 de Julho de 1942.

8. Visão nocturna

despojos_8

Os primeiros dispositivos de visão nocturna foram introduzidos pelo exército germânico em 1939. Até à conclusão da Segunda Guerra Mundial, os alemães haviam equipado cerca de 50 tanques Mark V com visão nocturna.